Ir para o conteúdo

Profissionais de enfermagem do município vão receber piso salarial

O Prefeito de Rio Branco assinou o projeto que regulamenta o pagamento do piso salarial aos profissionais de enfermagem. O projeto proposto pelo executivo foi levado para o legislativo onde foi aprovado. O piso salarial será pago aos profissionais de enfermagem de acordo com o plano de cargos e carreira da categoria.

“É uma grande conquista, uma luta de anos e anos o piso salarial. O enfermeiro vai ganhar 4.700, mais ou menos, 40 horas, o regime CLT, mas o enfermeiro que tem 20 horas a 30 horas vai ser proporcional à carga horária que ele tem. O técnico de enfermagem vai ganhar 3.300 e o auxiliar de enfermagem que está em extinção vai ganhar 2.300 e pouco, que também vai variar de acordo com a sua carga horária. Eu estou falando de piso, quando se fala de salário piso, é aquele salário que você vai levar para a aposentadoria”, informou.

Segundo a presidente do sindicato dos profissionais de enfermagem do Acre, o pagamento do piso era um sonho da categoria de mais de 30 anos.

“Nós estamos radiantes porque, como a gente mencionou, é uma luta de mais de 30 anos. E ter essa lei sancionada é um motivo de muita alegria, sobretudo porque nos últimos meses nós travamos inúmeras batalhas. Tivemos inúmeras reuniões com o secretário, pedidos de apoio de parlamentares, de vereadores. Então, hoje o nosso sentimento é mesmo de gratidão, quando a gente lembra do tanto que a gente nos recebe. Até chegar esse dia, a gente fica até emocionado mesmo”, destacou Lunaira Cavalcante que complementou “Em nome de toda a categoria, a gente está muito agradecida a toda a equipe aí do prefeito, em especial a gestão do atual prefeito, que foi uma boa gestão para os trabalhadores da saúde, e em nome de toda a categoria aí a qual eu represento, que são os enfermeiros, enfermeiras do estado do Acre, é o nosso muito obrigado.”

O prefeito Tião Bocalom, disse que o pagamento do piso salarial aos profissionais da saúde, é simplesmente, uma justiça salarial que a Prefeitura de Rio Branco está fazendo.

“Fiquei feliz em ouvir da presidenta do sindicato, que há mais de 30 anos e do Adailson que é o nosso deputado estadual, que foi vereador junto com a gente e nos ajudou sempre e muito, ouvir deles que são 30 anos de espera por esse piso. Assim como os professores esperaram também, mais de 50 anos, a gente também fez o piso do professor. Agora o piso também dos nossos enfermeiros que salvam tantas vidas. Então eu estou feliz com tudo isso. É muito bom. Fechando o 2023, mas com grandes vitórias”, disse Tião Bocalom.

Outras notícias...