Prefeitura promove ação de saúde no Restaurante Popular em prol do Novembro Azul

Iniciativa incluiu palestras sobre o câncer de próstata, testes rápidos de glicemia, entre outras (Foto: José Leíndio/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco intensificou as atividades do Novembro Azul com uma ação de saúde realizada no Restaurante Popular, que fica no bairro Sobral.

A iniciativa incluiu palestras sobre o câncer de próstata, testes rápidos de glicemia, vacinação contra a gripe e a distribuição de materiais higiênicos bucais. Os dados alarmantes revelam que no Brasil, 44 homens perdem a vida diariamente devido ao câncer de próstata, o que equivale a um óbito a cada 38 minutos, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde.

Homens negros são apontados como os mais vulneráveis, destacando a necessidade de busca precoce de prevenção a partir dos 45 anos. A gravidade do cenário é enfatizada pelo fato de 28% do público masculino no Brasil falecer anualmente por conta da doença, sendo superado apenas pelo câncer de pulmão.

Falcão: “Câncer de próstata é uma das principais causas de morte” (Foto: José Leíndio/Assecom)

Coronel Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil e palestrante no evento, ressaltou a urgência dos homens acima dos 45 anos dedicarem atenção especial à saúde, considerando que o câncer de próstata é uma das principais causas de morte masculina no país.

“É preciso que todos nós, homens, nos voltemos para esse problema, pois é uma das maiores causas de morte de homens no Brasil. Então são dados assustadores que todos nós, que já ultrapassamos a linha dos 45 anos, temos que estar voltados para os cuidados com a saúde.”

Manoel Bernardo, aposentado, expressou sua gratidão pela iniciativa, enfatizando que a prioridade é a saúde, independente da idade, e agradeceu pelo momento especial proporcionado.

“Nossa prioridade é a saúde, não só do idoso, mas como dos novos, como qualquer pessoa necessita da saúde, porque sem a saúde não dá para a gente sobreviver. Eu sou grato a Deus por este momento tão especial que está acontecendo aqui neste lugar.”

Márcia Andreatto, coordenadora do Restaurante Popular, destacou a importância do Novembro Azul diante do grande número de homens, principalmente idosos, que frequentam o local diariamente. A ação proporciona agendamentos, orientações, vacinações e a realização de testes, visando atender às necessidades identificadas durante as conversas.

“Aqui eles já saem com agendamentos, com orientação, com vacinação, com os testes feitos ou os mais delicados, agendados para os postos de saúde. Então tem sido um sucesso a roda de conversa do Restaurante Popular, porque ouvindo eles a gente sabe a necessidade que eles precisam.”

Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social, salientou que a saúde é uma das políticas prioritárias da gestão, enfatizando a importância de rodas de conversa como parte do compromisso com a conscientização, especialmente durante o mês de novembro, dedicado à prevenção.

“Estamos no mês de novembro, no mês de conscientização, e estamos fazendo essa roda de conversa com nossos usuários do Restaurante Popular, falando da importância, temos também tido apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que é o órgão que cuida da política de saúde, a importância de cada uma das pessoas que frequenta o nosso restaurante da nossa cidade se cuidar, que é o mês de prevenção.”

Outras notícias...