Prefeitura de Rio Branco realiza obra de contenção na rua Joaquim Macedo beneficiando mais de 16 bairros

Rua é uma das principais vias de acesso aos bairros Placas e São Francisco (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco deu início a uma importante obra de contenção na rua Joaquim Falcão Macêdo, que liga cerca de 16 bairros da parte alta da cidade. A rua é uma das principais vias de acesso aos bairros Placas e São Francisco, sendo utilizada diariamente por milhares de pessoas.

São mais de 16 anos de transtornos causados pelo processo de erosão na Joaquim Macedo. Quatro gestões passaram e nenhuma resolveu o problema do desbarrancamento. Agora, a atual gestão está realizando um serviço de contenção. Nesta segunda-feira, o prefeito fez uma visita técnica ao local da obra.

“Fico feliz em poder resolver um problema tão antigo” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Fico feliz em poder resolver um problema tão antigo. Infelizmente, eu não sei porque outros prefeitos não resolveram. Na realidade, eu acredito que isso aqui não chegue nem a 500 mil reais e o projeto que se tinha disso aqui era mais de 7 milhões de reais”, relata o prefeito.

A moradora Doris Cristina é antiga no bairro. Ela diz que o que tentaram fazer aqui em épocas passadas era só serviço paliativo.

“Tem mais de 15 anos e ninguém chegava aqui perto para fazer nada. O barranco cada vez caindo mais e nenhum prefeito vinha resolver. Só olhava. Agora, graças a Deus, o prefeito tomou uma atitude. Está fazendo não só o paliativo, mas ele está tentando resolver mesmo esse desbarrancamento”, desabafa a dona de casa que está vendendo a casa: “Eu estava pedindo um preço, agora, triplicou.”

Durante todo o período em que a rua esteve parcialmente interditada, até os ônibus do bairro pararam de circular pelo local. Foi necessário buscar rotas alternativas mais longe, sem contar os acidentes. O comerciante Roberto Avelino diz que já presenciou muitos.

“Quase que diariamente tem acidente aqui. Carros, motos, inclusive teve um acidente aqui com vítima fatal, mas agora com essa reforma vai ficar muito bom para a população, inclusive para os comerciantes da área”, avalia.

Outro comerciante do local, José Roberto, lembra que a rua é local de tráfego para os bairros Vitória, Chico Mendes e São Francisco, sendo também um dos principais acessos do bairro Placas.

O encarregado pela obra, Pedro Carvalho, explica que será construído um muro de contenção ao longo da rua, utilizando técnicas modernas e materiais de alta qualidade. “Nós começamos com uma contenção, fizemos um aterro, e agora estamos lançando a malha com a gel grade para segurar o aterro, depois a gente vem com outro aterro e em seguida a pavimentação.”

Para o prefeito, a obra de contenção na Joaquim Falcão Macedo é um passo importante para garantir a tranquilidade dos moradores e melhorar a infraestrutura urbana da região, além de demonstrar o comprometimento da administração municipal com o bem-estar da população.

“Ficando pronto isso aqui, o ônibus vai poder voltar a circular por aqui, já não circulava mais há tanto tempo, vai deixar de dar aquela volta grande sem correr risco como os acidentes que aqui já aconteceram. Estou feliz com isso, a nossa equipe é competente.”