Prefeitura de Rio Branco participa de evento nacional sobre Governança Climática em Brasília

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está presente em um dos mais importantes encontros nacionais sobre políticas climáticas: o Seminário de Governança Climática e o 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, que acontece em Brasília/DF, entre os dias 9 e 11 de setembro.

Representando a gestão municipal, participam do evento a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille e a chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Aline Martins.

2cd0e1f4 4771 47bd 984f 56da57368772
“A participação reforça o compromisso da gestão em alinhar às estratégias nacionais e globais de combate às mudanças climáticas”, disse Flaviane. (Foto: Secom)

O encontro reúne representantes do Governo Federal, estados, municípios, especialistas e organizações parceiras para debater o fortalecimento da governança climática no Brasil, com foco na integração de políticas públicas, desenvolvimento sustentável e preparação para a COP30, que será realizada em Belém/PA em 2025.

A presença de Rio Branco no evento está alinhada ao compromisso formal assumido pelo prefeito Tião Bocalom, que assinou a carta de adesão ao Programa Cidades Verdes Resilientes. Com essa adesão, o município passa a receber apoio técnico e estratégico para avançar na agenda climática, incluindo a elaboração de um perfil de riscos climáticos, perfil de emissões de gases de efeito estufa, lista de ações de alto impacto e um plano detalhado de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Segundo a secretária Flaviane Stedille, a participação da Prefeitura reforça o compromisso da gestão municipal em alinhar Rio Branco às estratégias nacionais e globais de combate às mudanças climáticas:

e4ab988b caaa 40e8 988f 5baf4f9aebb2
“Essa troca de experiências é fundamental para avançarmos em soluções inovadoras e inclusivas”, destacou Aline. (Foto: Secom)

“Estamos vivendo um momento decisivo. A presença de Rio Branco neste debate mostra que estamos preparados para integrar esforços, trazer experiências locais e fortalecer a nossa atuação frente aos desafios ambientais que impactam diretamente a vida da população.”

Já a chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Aline Martins, destaca a importância de inserir as cidades amazônicas nesse diálogo.

“A Amazônia está no centro da agenda climática mundial, e Rio Branco precisa estar articulada com outras cidades e governos. Essa troca de experiências é fundamental para avançarmos em soluções inovadoras e inclusivas.”

O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ministério das Cidades e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Programa Cidades Verdes Resilientes, a rede C40 Cities e diversas instituições nacionais e internacionais.

Outras notícias...