Com o objetivo de aprimorar o sistema de abastecimento e a rede de esgoto no bairro Conjunto Esperança, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), realizou nessa quarta-feira (24), importantes intervenções. As ações incluem a finalização do sistema de esgotamento sanitário e melhorias no abastecimento de água, como a setorização e a interligação da rede nas proximidades.
Na rua General Viêira de Melo, a rede de 250 milímetros está recebendo o serviço de setorização, que possibilita maior controle do fornecimento em cada região, facilita a identificação de vazamentos e perdas de água, equilibra a pressão da rede, evitando a falta de água em alguns pontos, assim como, garante regularidade no abastecimento.

Paralelamente, a autarquia segue com as obras de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente o bairro, que conta com cerca de 1.500 moradias e aproximadamente 4 mil moradores. O sistema foi construído em concreto, possui tratamento biológico, duas elevatórias e uma rede de recalque de 300 metros.
Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, Henrique Amaral, o Saerb está agora na etapa final de conclusão do sistema de esgotamento sanitário, ao mesmo tempo em que avança com as melhorias na rede de abastecimento de água, por meio da setorização.
“Estamos concluindo uma obra que foi iniciada ainda em 2011, mas que, infelizmente, ficou parada por um longo período. Agora, a atual gestão assumiu o compromisso de retomar e finalizar esse trabalho, garantindo que toda a estrutura sanitária entre em pleno funcionamento. No que diz respeito ao serviço de água, a setorização da rede trará mais eficiência, regularidade no abastecimento e controle de perdas “, explicou Amaral.
A previsão é de que o sistema de esgoto seja concluído até a próxima semana, enquanto os serviços na rede de água devem ser finalizados ainda hoje, no final da tarde. Durante a execução das obras, não há previsão de grandes transtornos para os moradores, já que as ruas paralelas permitem a circulação normal de veículos.
Reforçamos o compromisso de continuar investindo em melhorias nos sistemas de abastecimento e esgotamento, assegurando mais qualidade de vida para a população.