Novo marco legal busca modernizar o sistema e garantir um serviço de transporte mais eficiente e acessível à população
O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, protocolou na manhã desta quinta-feira (6), na Câmara Municipal, o novo Marco Regulatório do Transporte Coletivo, que estabelece diretrizes para os serviços de transporte público da capital acreana.
O documento, que agora segue para apreciação dos vereadores, solicita autorização para abertura de um novo processo licitatório no setor, considerando que os editais anteriores estavam baseados em uma legislação de 1982, já defasada frente às atuais necessidades da cidade.
“Já conseguimos colocar novos ônibus em circulação, inclusive os articulados, que há anos não rodavam na cidade. Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade para a população”, reforçou Alysson. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Agora temos um marco atualizado, baseado na modernização que vem ocorrendo em várias cidades do país. Após aprovada essa lei, que hoje protocolamos aqui na Casa, esperamos a sensibilidade dos nossos vereadores, que pensam como o prefeito Tião Bocalom: em uma gestão voltada para atender as pessoas em primeiro lugar. Essa atualização vem justamente para isso, para atender melhor o cidadão, o usuário do transporte coletivo”, afirmou Bestene.
Em relação às constantes reclamações dos usuários, o prefeito em exercício destacou que a gestão tem se pautado na melhoria contínua do sistema de transporte público, buscando sempre não penalizar a população com tarifas elevadas.
“Essa mudança na lei era o que faltava para dar continuidade à licitação que trará uma nova empresa de ônibus para nossa cidade”, destacou Joabe. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A gestão, a pedido do prefeito Tião Bocalom, tem fiscalizado e cobrado melhorias da empresa atual. Já conseguimos colocar novos ônibus em circulação, inclusive os articulados, que há anos não rodavam na cidade. Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade para a população”, reforçou Alysson Bestene.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, garantiu que todos os parlamentares vão apreciar e aprovar o projeto com a maior celeridade possível. Segundo ele, trata-se de um direito da população ter acesso a um transporte seguro, eficiente e de qualidade.
“Essa mudança na lei era o que faltava para dar continuidade à licitação que trará uma nova empresa de ônibus para nossa cidade. É um dia importante. Nós, vereadores, assumimos o compromisso de votar com total celeridade para que o edital seja lançado e uma nova empresa venha operar o transporte público, oferecendo o serviço de qualidade que a população merece”, destacou Joabe Lira.
“Tenho certeza de que a aprovação será unânime e a Câmara está pronta para agilizar o processo”, concluiu Bruno. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Já o presidente da Comissão de Transportes Coletivos da Câmara, vereador Bruno Moraes (Progressistas), reforçou que a expectativa é de que o edital de licitação seja aprovado e tornado público até dezembro deste ano.
“Esse era o último passo. Agora, com o projeto protocolado, nosso compromisso é iniciar a licitação até dezembro. Essa atualização era uma exigência do Tribunal de Contas e necessária para permitir a participação de novas empresas. Tenho certeza de que a aprovação será unânime, e a Câmara está pronta para agilizar o processo”, concluiu Bruno Moraes.