Prefeitura de Rio Branco e TCE firmam parceria para cessão de mudas e flores ornamentais do viveiro municipal

Parceria institucional fortalece o paisagismo urbano com mudas e flores ornamentais e contribui para uma cidade mais arborizada, bonita e sustentável

A Prefeitura de Rio Branco firmou uma parceria institucional com o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC) para a cessão de mudas e flores ornamentais produzidas no viveiro municipal. A iniciativa tem como objetivo embelezar os jardins da sede do Tribunal, seguindo o modelo de arborização e paisagismo que vem sendo adotado em rotatórias, canteiros e demais espaços públicos da capital.

Foto de rosas
A iniciativa tem como objetivo embelezar os jardins da sede do Tribunal, seguindo o modelo de arborização e paisagismo que vem sendo adotado em rotatórias, canteiros e demais espaços públicos da capital. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Na manhã desta terça-feira (16), a presidente do TCE/AC, conselheira Dulce Benício, acompanhada do prefeito Tião Bocalom, do chefe da Casa Civil do Município, Valtin José, e da secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima, realizou uma visita técnica ao viveiro municipal, localizado no Horto Florestal. No local, são cultivadas diversas espécies de mudas e flores ornamentais responsáveis por transformar e valorizar os espaços urbanos de Rio Branco.

Foto de autoridades e a visita da conselheira Dulce
Durante a visita, a conselheira Dulce Benício destacou que a parceria entre o Tribunal e a Prefeitura já se estende a outras frentes, a exemplo do projeto de conservação ambiental desenvolvido no bairro São Francisco. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante a visita, a conselheira Dulce Benício destacou que a parceria entre o Tribunal e a Prefeitura já se estende a outras frentes, a exemplo do projeto de conservação ambiental desenvolvido no bairro São Francisco, voltado à prevenção de enxurradas e à proteção de áreas verdes.

Foto da Conselheira Dulce
O novo acordo prevê, entre outras ações, a substituição de árvores inadequadas nas dependências do TCE e a reposição por espécies mais apropriadas ao espaço físico do órgão. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Já temos uma importante parceria com a Prefeitura de Rio Branco, no projeto do bairro São Francisco, onde trabalhamos os espaços de conservação para que não haja enxurradas, estamos trabalhando já há dois anos nesse projeto e também hoje especificamente estamos acompanhando as ações da prefeitura com o trabalho de paisagismo dos espaços da cidade e também fazendo uma cooperação, tanto na retirada de árvores que não são permitidas nos espaços do tribunal, como na reposição de árvores adequadas ao nosso espaço institucional”, frisou a conselheira Dulce.

Foto do prefeito de Rio Branco recebendo a conselheira
“Hoje especificamente estamos acompanhando as ações da prefeitura com o trabalho de paisagismo dos espaços da cidade e também fazendo uma cooperação”, frisou a conselheira. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito Tião Bocalom ressaltou a evolução do viveiro municipal nos últimos anos e lembrou que, no início de sua gestão, o espaço encontrava-se praticamente desativado.

Foto do Prefeito Tião Bocalom
O prefeito Tião Bocalom ressaltou a evolução do viveiro municipal nos últimos anos e lembrou que, no início de sua gestão, o espaço encontrava-se praticamente desativado. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Hoje, o nosso viveiro é autossustentável e atende 100% do paisagismo da cidade. Rio Branco está mais arborizada, com mais flores e, consequentemente, mais bonita. Flores representam esperança, tranquilidade e cuidado com as pessoas. Essa parceria com o Tribunal de Contas é importante para dar continuidade ao trabalho de valorização do nosso patrimônio ambiental”, afirmou.

Foto do Viveiro de Rio Branco
“Essa parceria com o Tribunal de Contas é importante para dar continuidade ao trabalho de valorização do nosso patrimônio ambiental”, afirmou Tião Bocalom. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima, destacou que o viveiro municipal produz atualmente mais de 220 variedades de mudas e flores, utilizadas na ornamentação de rotatórias, jardins, praças e canteiros da cidade.
Foto da secretária adjunta de Meio Ambiente, Charlene Lima
A secretária adjunta municipal de Meio Ambiente, Charlene Lima, destacou que o viveiro municipal produz atualmente mais de 220 variedades de mudas e flores. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Quem circula por Rio Branco percebe a diferença que o paisagismo faz. Com a visão do nosso prefeito, que valoriza muito as plantas e as flores, a cidade está ficando cada vez mais bonita. O viveiro funciona de forma contínua, produzindo novas mudas e buscando novas espécies, sempre com o apoio da SEMEIA e de instituições parceiras”, explicou.

Foto dos servidores trabalhando com as mudas do viveiro
A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TCE/AC reforça o compromisso das instituições com a sustentabilidade, a preservação ambiental e o cuidado com os espaços públicos. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o TCE/AC reforça o compromisso das instituições com a sustentabilidade, a preservação ambiental e o cuidado com os espaços públicos, contribuindo para uma cidade mais verde, saudável e acolhedora para moradores e visitantes.

Outras notícias...