Logo da Prefeitura

Seminário de Hidrologia da Amazônia reúne representantes para debater sobre gestão de riscos e desastres naturais

Por 

|

às

Compartilhe:

ce9c456c 0ea6 49ad b016 e184aaa192c5
Falcão: “É fundamental discutir as causas dos extremos climáticos em curso e suas repercussões socioeconômicas” (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), esteve presente no Seminário de Hidrologia da Amazônia e o evento Pré-seca, realizados pelo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) em Porto Velho, Rondônia. O evento que durou três dias, de 27 a 29 de junho, reuniu a comunidade científica e profissional do Brasil para discutir a hidrometeorologia da Amazônia, gestão e redução de risco de desastres naturais e debater a seca de 2023.

O monitoramento hidrometeorológico contínuo e eficiente tem um impacto significativo na gestão dos recursos hídricos, usados em diversas atividades humanas, como a agricultura, pecuária, geração de energia elétrica, navegação e outras.

Conflitos entre usos múltiplos da água na Amazônia e eventos climáticos mais frequentes e intensos, naturais ou humanos, têm se tornado cada vez mais comuns. Cheias e secas severas causam impactos negativos na economia, sociedade e meio ambiente, além de dificultar a navegação e o abastecimento do comércio. Por isso, é imprescindível discutir a mitigação desses impactos e a demanda por informações hidrometeorológicas, novas metodologias e tecnologias para monitoramento e previsão desses eventos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente coronel Cláudio Falcão, que participou do evento, é fundamental discutir as causas dos extremos climáticos em curso e suas repercussões socioeconômicas, especialmente em regiões menos favorecidas pelo monitoramento.

“Este evento é de essencial importância para a preparação, mitigação e resposta aos desastres naturais, tanto no que se refere às enchentes quanto o que envolve parte de seca, como também conhecer os sistemas hídricos e recursos naturais, por isso é muito fundamental a participação das Defesas Civis para que possam aprimorar conhecimento e aumentar ainda mais, o poder de resposta, preparação e mitigação além da prevenção”, destacou Falcão

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco promove “Aulão da Torcida” na Praça da Revolução, nesta quinta-feira (11)

Ação gratuita promovida pela Prefeitura une atividade física, saúde e integração social no

Inscrições para a Copa Rio Branco de Futebol Amador 2026 são prorrogadas e abertura é adiada para 4 de julho

Equipes interessadas têm até o dia 30 de junho para se inscrever; abertura

Prefeitura de Rio Branco avança em parceria para atrair investimentos estratégicos

Projeto CaptaCidades fortalece planejamento de Rio Branco para ampliar a captação de recursos

Prefeitura de Rio Branco mobiliza rede de saúde e intensifica enfrentamento às síndromes respiratórias

Mais de 60 coordenadores da Atenção Primária alinharam ações para ampliar a vacinação

Prefeitura lança Marca Turística e apresenta Plano Municipal para impulsionar o turismo em Rio Branco

Com investimento de R$ 379,8 mil em recursos próprios, iniciativa busca impulsionar o