Logo da Prefeitura

Rio Branco adere ao consórcio nacional para aquisição de vacinas contra a covid-19

Por 

|

às

Compartilhe:

Foto Dircom 8 1
Secretário Frank explica como funcionará o consórcio para compra de vacina conta a covid-19 (Foto: Dircom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), anunciou em entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira, 2, a adesão a um consórcio para aquisição de imunizantes contra o coronavírus.

Em videoconferência, na tarde de ontem, com a Federação Nacional dos Prefeitos, o secretário Municipal de Saúde, Frank Lima, com a autorização do prefeito da capital, Tião Bocalom, informou que ficou acertado a formação desse consórcio. “A prefeitura de Rio Branco vai aderir ao consórcio para a compra de vacinas”, informou o secretário.

O consórcio é formado pelos municípios do Estado e tem como regra o uso de dinheiro público, por isso a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Rio Branco estuda a possibilidade da adesão e vai encaminhar ainda hoje para a Câmara Municipal, um pedido de autorização, caso essas vacinas estejam à venda, para Rio Branco poder habilitar-se a comprá-las. “Pelo consórcio a gente vai ter o preço da vacina igualitário e quem vai determinar a quantidade de doses será o poder de compra”, explicou o secretário.

Como vai funcionar o consórcio

• A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas;
• O prazo para manifestação de interesse termina, na sexta-feira,5;
• Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio;
• Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;
• Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público;
• Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

Dentro do consórcio ainda está preconizado que o Coordenador Nacional de Imunização continua sendo o Ministério da Saúde.

Até o momento mais de 15 mil pessoas já foram imunizadas contra a covid 19, em Rio Branco.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco e Colgate se unem para levar saúde bucal a mais de mil crianças

Na Escola Padre Peregrino, 265 estudantes participaram da ação nesta quinta-feira (29), que

Prefeitura de Rio Branco realiza entrega de kits para a Corrida do Servidor Municipal 2026

Com mil servidores inscritos, evento integra as comemorações do Dia do Servidor Público

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS PARA EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO “RIO BRANCO EM MOVIMENTO”

Cuidar Rio Branco leva educação ambiental a mais de 1,7 mil estudantes da rede municipal

Ações da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal incentivam a preservação dos

Prefeitura de Rio Branco promove ação de saúde e cidadania no bairro Placas em parceria com a Rede Amazônica, nesta quinta-feira (29)

Em entrevista ao Jornal do Acre – 1ª Edição, da TV Acre, prefeito