Logo da Prefeitura

Prefeitura revisa Plano de Contingência sobre inundações e enxurradas na capital

Por 

|

às

Compartilhe:

Por determinação do prefeito de Rio Branco todos os secretários municipais estiveram reunidos na tarde dessa quarta-feira (31), no auditório da prefeitura, para revisar o plano de contingência, em caso de enchentes do Rio Acre e enxurradas dos igarapés.

O coordenador municipal da Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão, explicou toda logística, desde o monitoramento constante do volume de água do Rio Acre e suas cabeceiras em Assis Brasil, Xapuri e ainda o Riozinho do Rola, além da capital.

Plano de Contingencia 3
Falcão: “Uma marca da gestão é a humanização” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo Falcão, quando o volume de água do Rio Acre chega a marca dos 10 metros, a situação já é de extrema atenção e quando o manancial atinge a cota de 14 metros, pelo menos 10 bairros em Rio Branco são afetados e 15 comunidade ribeirinhas na zona rural, totalizando em média 600 famílias desalojadas pela enchente.

“Nesse momento nós estamos relembrando a todos os secretários, todos os responsáveis, o que devem fazer no momento certo, coordenado pela Defesa Civil, que é o socorro no município. Nós temos, sim, uma possibilidade de termos uma inundação em 2024 e por isso nós não podemos ficar parados. Temos todo o planejamento traçado, colocado agora para as secretarias, aqui com a anuência do prefeito, para que no momento certo atuemos de maneira eficiente e rápida para que a ação de retirada das famílias e todas as pessoas que tenham necessidade de serem abrigadas, seja feita. E esse trabalho da Prefeitura já é exemplo nacional, que é uma questão de gestão, não será diferente no quarto ano”, explicou.

Para o secretário da Casa Civil, Valtim José é extremamente importante esse realinhamento de todas as secretarias, tendo em vista, ser determinação do prefeito levar atendimento rápido, digno e humanizado às vítimas das enchentes já tão castigadas pelo fenômeno da alagação.

“ O prefeito já disse: organize tudo para caso seja necessário. Enquanto Prefeitura de Rio Branco, é nossa responsabilidade. Fizemos essa reunião aqui de urgência, para fazer esse realinhamento de uma possível alagação”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil, destacou também que na última alagação em 2023, a prefeitura foi destaque nacional em situação de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas das enchentes.

“Uma marca da gestão do prefeito é humanização. Tanto que nós somos destaque nacional em relação a abrigamento humanizado às pessoas que são retiradas de áreas alagadas, que são áreas de risco. Elas já estão suficientemente fragilizadas e nós precisamos fortalecê-las, e nós fortalecemos por meio da humanização, onde servimos comidas em pratos, em uma praça de alimentação, não é comida pronta. Temos toda a dignidade dentro do abrigamento: postos de saúde, segurança, lazer, tudo isso oferecido a essas famílias para minimizar os impactos que uma enchente, um desastre natural traz para elas”, concluiu Falcão.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite

Prefeitura destaca 98,69% de cobertura vacinal e reforça vigilância contra o sarampo em Rio Branco

Rio Branco mantém cobertura próxima de 100% contra a doença após confirmação de

Prefeitura de Rio Branco proporciona sessão especial de cinema para idosos atendidos pela rede municipal de saúde

Sessão especial promovido pela Prefeitura reuniu cerca de 70 idosos em uma atividade