Logo da Prefeitura

Prefeitura intensifica limpeza de córregos e igarapés para evitar enxurradas

Por 

|

às

Compartilhe:

As ações de limpeza na cidade de Rio Branco, em especial córregos e igarapés vêm sendo intensificadas, principalmente, neste período em que as chuvas são mais intensas, para evitar, que o problema das enxurradas volte a invadir casas e quintais.

No entanto, infelizmente, apesar do poder público fazer a sua parte, é comum moradores alheios aos problemas, jogarem entulhos de toda ordem, dentro dos córregos e outas vertentes por onde a água deveria escoar.

“Nós estamos fazendo a nossa parte, mas que a população possa colaborar, descartando o entulho de forma correta. Nós temos um cronograma que divulgamos na rede social da prefeitura, sites e para os líderes comunitários para que possam divulgar nas suas comunidades, para que as pessoas só façam a limpeza dos seus quintais e descartem esse entulho para fora, quando a prefeitura estiver dentro do bairro fazendo a limpeza”, explicou o secretário da secretaria de Cuidados  com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.

Socorro Ferreira, reside no conjunto Nova Esperança. Há muitos anos reivindicava melhorias na desobstrução do igarapé que passa perto de sua casa.

“O problema é antigo. As pessoas carregam geladeira, fogão, vão jogando tudo aí. Quando chove é uma tristeza.”

A senhora Mazilia Amorim, reconhece o trabalho que a Prefeitura de Rio Branco vem realizando na limpeza das ruas e dos igarapés, mas acredita que o maior culpado dos problemas com as obstruções, são os próprios moradores.

“Uns tem consciência e outros não tem.  Eu sou contra as pessoas que fazem uma coisa dessas. É sujeira demais no meio ambiente.”

O secretário da SMCCI, Joabe Lira, informou que o prefeito de Rio Branco, mais que dobrou o orçamento desde 2022 e a determinação do gestor para 2024, é que a capital rio-branquense seja de fato, um lugar onde as pessoas possam ter orgulho de viver.

“Desde que assumiu a gestão, ele investiu muito em limpeza pública e dobrou o nosso orçamento. Por isso, nós conseguimos triplicar a quantidade de equipes, saímos de 10 para 30. Além disso, investimos também em outras áreas, que foi a limpeza dos córregos, principalmente. Ano passado, nós colocamos duas escavadeiras hidráulicas, colocamos também retroescavadeiras, para fazer a limpeza mecanizada e a limpeza manual. Estão fazendo a limpeza dos córregos já desde o início do ano, retiramos muito entulho dos córregos. Então, o poder público tem feito sua parte”, concluiu Joabe.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mobiliza famílias na Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

Ação segue até 1º de setembro e terá Dia D no próximo dia

Prefeitura de Rio Branco apresenta avanços e perspectivas para ampliar saneamento básico na capital

Saerb participa de debate promovido pelo TCE-AC sobre os benefícios econômicos e sociais

Prefeitura de Rio Branco promove workshop sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Ação promovida pelo Saerb integra a programação alusiva ao Agosto Lilás e busca

Caramelinho é eleito mascote da Zoonoses durante encerramento da Expoacre 2026

Com mais de 900 votos, novo mascote será porta-voz das ações de prevenção,

Prefeitura encerra participação na Expoacre 2026 com programação cultural e valorização de projetos sociais

Apresentações de capoeira, carimbó e música movimentaram o complexo municipal e mostraram ao