Logo da Prefeitura

Prefeitura integra ações do Outubro Rosa e do Dia Nacional da Obesidade

Por 

|

às

Compartilhe:

ba74c478 fed3 4c2d 84fe 90f3441090ea
Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar sobre o câncer de mama (Foto: Assecom)

Criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa é um movimento internacional que busca conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Diante disso, a Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta quarta-feira (11), uma grande ação em alusão ao mês na Urap Rozangela Pimentel e aproveitou a oportunidade de ser o Dia Nacional da Obesidade para organizar uma palestra onde um nutricionista pôde falar sobre a importância de uma alimentação saudável para evitar a doença crônica multifatorial.

Segundo o coordenador da Urap, Francisco Ferreira, a gestão municipal tem ofertado todos os serviços voltados para a saúde da mulher e quando algum não é realizado na unidade eles fazem o encaminhamento para ser feito o procedimento. Além disso, ele destacou as consultas para o nutricionista que também estão à disposição da população.

“Nós falamos sobre a importância das mulheres estarem se cuidando porque muitas vezes as pessoas têm medo de vir porque tem algum tipo de preconceito e buscamos quebrar esse tabu. Também falamos sobre o combate a obesidade e a importância de manter uma boa alimentação. Fizemos uma parceria com o Sesc [Serviço Social do Comércio] onde eles também estiveram aqui reforçando essas informações para que as pessoas possam ter uma qualidade de vida melhor”.

A programação reuniu mais de 50 mulheres que participaram de palestras realizadas por nutricionista e profissional de educação física. Houve ainda solicitação de mamografias e agendamento de PCCU, massagem, aromaterapia, musicoterapia e duas maquiadoras para realçar ainda mais a beleza das mulheres que estiveram presentes.

Para Jucineide da Silva são ações como essa que fazem as mulheres se sentirem amadas e valorizadas. Ela agradeceu a prefeitura pelo empenho em sempre estar disposta a ofertar um serviço de qualidade nas unidades de saúde.

“Estou achando maravilhoso ter um dia de lazer voltado para a mulher. Nós precisamos tirar um tempo e fazer os exames necessários para cuidarmos da nossa saúde, como a mamografia e preventivo. Foi uma ótima iniciativa da Prefeitura de Rio Branco. Que continue assim”.

Quem também conseguiu aproveitar todos os serviços ofertados foi dona Francisca das Chagas.

“Eu achei tudo ótimo porque é muito importante estar em dia com a saúde. Minhas filhas vivem reclamando que eu só vivo no posto, mas é porque eu me preocupo com a minha saúde”.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco intensifica manutenção na Comunidade Pantanal e melhora acesso aos ramais

Equipes da Prefeitura executam limpeza das vias e abaulamento dos ramais para melhorar

Prefeitura de Rio Branco entrega Kits Verdes a famílias atendidas pelos CRAS Cidade do Povo e Santa Helena

Ação fortalece a segurança alimentar e amplia o acesso a alimentos saudáveis para

Prefeitura de Rio Branco efetua pagamento de R$ 500 mil à Federação de Futebol do Acre

Recurso destinado ao fortalecimento do futebol profissional também apoiará clubes, categorias de base

Prefeitura de Rio Branco fortalece acolhimento de crianças com repasse de recursos ao Educandário Santa Margarida

Termo de colaboração amplia o apoio municipal à instituição e contribui para a

Nota informativa – Justiça autoriza retorno imediato de 50 ônibus ao transporte coletivo de Rio Branco