Logo da Prefeitura

Prefeitura entrega premiação do XIV Concurso de Redação da Educação Fiscal

Por 

|

às

Compartilhe:

Com o tema Educação Fiscal, acolha essa ideia, a Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seme) e Finanças (Sefin), premiou os alunos vencedores da melhor redação do XIV Concurso de Redação da Educação Fiscal. O concurso ocorreu nas 29 escolas de Ensino Fundamental dos anos Iniciais, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer seus direitos e deveres, desenvolver a cidadania, valorizando o bem público como patrimônio coletivo e conhecendo sobre a gestão dos recursos públicos, aprimorando, dessa forma, a sua participação na sociedade. Mil seiscentos e setenta e quatro alunos participaram do concurso.

XIV Concurso de Redacao 12
Nabiha: “Essas redações são valiosíssimas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Os nossos alunos, mostram aos pais, à sociedade aonde os impostos e os tributos estão sendo revestidos dentro da educação. Essas crianças, elas têm um potencial onde eles também têm direitos e deveres e tomam conhecimento sobre isso, tomam ciência e eles sabem fazer a utilização para que desenvolva a própria cidadania de cada um. Isso é muito importante. Essas redações são valiosíssimas. 1.674 alunos da nossa rede municipal nos quatro anos”, destacou a secretário da Seme, Nabiha Bestene.

As escolas vencedoras ganharam equipamentos para uso no aprendizado pedagógico da escola. O secretário da Sefin, Wilson Leite, explicou que foram entregues diversos prêmios.

“Algumas escolas escolheram televisores, outros ares-condicionados, outras louças eletrônicas. Cada ganhador, uma criança com a campeã da sua escola ganhou um tablet, medalha e troféu, e o coordenador e o professor da turma também ganharam tablet. Então, esse trabalho foi feito com as 28 escolas do município. Também vamos sortear numa parceria com a Receita Federal. A Receita nos doou 29 smartphones, que a gente vai sortear para cada escola. Fruto de apreensão de produtos que não pagaram impostos, entraram no país sem o devido recolhimento do imposto. Então a Receita Federal nos doou esses produtos para que nós possamos fazer esse sorteio.”

XIV Concurso de Redacao 9
É importante conscientizar os alunos da importância dos tributos fiscais (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito participou da cerimônia e foi recebido com carinho pelos alunos e professores. Ele destacou a importância de conscientizar os alunos sobre a importância dos tributos fiscais.

“Quando pede a nota fiscal, ajuda o imposto da prefeitura. As nossas crianças vão fazer a grande mudança que precisa ser feita na nossa cidade. É a mudança de comportamento. Se eu comprei, eu paguei, eu preciso da nota fiscal. Não é justo que não peça nota fiscal. Muito obrigado a todos”.

Segundo os professores, os alunos compreenderam bem o assunto e desenvolveram, com sucesso, o texto.

“Os alunos compreenderam muito bem a importância da questão dos tributos que a gente paga e ao mesmo tempo dos direitos que a gente tem de reivindicar as notas, sabendo que isso aí é uma contribuição social também que a gente está fazendo para o município, as redações, as produções dos alunos foram assim de uma qualidade fantástica mesmo, ficamos muito felizes”, disse o diretor da escola, Antonio Torres.

“É um material muito importante porque a gente vai poder desenvolver várias atividades com os alunos. Nós pegamos um kit onde tem o data show, onde são desenvolvidas as aulas em tempo real”, ressaltou a diretora, Luciânia Neves da Silva.

A estudante Nauane Nunes foi uma das alunas vencedoras, ela disse estar muito orgulhosa da conquista.

“Adorei, demorou bastante o desenvolvimento do texto, até chorei porque eu não estava conseguindo bem. Estou muito feliz”.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura realiza segunda convocação de aprovados em Processo Seletivo Simplificado do Saerb

Candidatos convocados devem comparecer à sede do Saerb entre os dias 5 e

Prefeitura nas Ruas avança na parte alta de Rio Branco e leva pavimentação e mais dignidade às comunidades

Prefeitura de Rio Branco celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa com atividades de integração e cuidado no Parque Chico Mendes

Ação promovida pela Prefeitura de Rio Branco reuniu idosos atendidos pela rede de

Rio Branco começa uma nova viagem no transporte coletivo

Nova operação do transporte coletivo começa com 120 ônibus e acompanhamento do prefeito

Prefeitura de Rio Branco prepara lançamento do Outubro Rosa com ações voltadas à saúde e ao cuidado das mulheres

Iniciativa coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama vai reunir secretarias municipais, parceiros e instituições