Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco realiza seminário em alusão ao Dia Internacional pela Discriminação Racial

Por 

|

às

Compartilhe:

121559c8 19e9 4c1a 9b3d c95b47097160
Ação faz parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Palácio da Justiça, o Seminário de Promoção da Igualdade Racial, em alusão ao Dia Internacional pela Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

A ação faz parte do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco instituído pela Lei 2.285 de 14 de junho de 2018 e seus respectivos eixos temáticos, abordando todas as políticas de promoção da igualdade racial, tendo como objetivo geral a redução das desigualdades raciais no município, estabelecendo uma política de Estado, com ações públicas permanentes.

De acordo com Rila Freze, diretora de Direitos Humanos do município, o encontro vem para reforçar a importância do debate acerca do combate ao racismo, preconceito e discriminação religiosa, por meio de eixos voltados para a educação, saúde e religião.

“Esse momento é para discutir com as nossas instituições e sociedade civil sobre o que estamos fazendo e o que podemos melhorar enquanto política pública que a gestão está realizando. É um momento de discussão para fortalecer as políticas públicas para a garantia de direitos da população negra e dos membros das religiões de matrizes africanas”, disse.

Segundo Jota Conceição, gerente do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), vinculado à Diretoria de Direitos Humanos da SASDH, o seminário é mais um mecanismo do Plano para conscientização quanto à valorização da dignidade da pessoa humana sem preconceito.

“Esse seminário visa levar formação e conscientização para que a sociedade possa evoluir e tratar os nossos semelhantes, assim como gostaríamos de ser tratados, independe da origem, raça, cor, orientação sexual, religiosa, filosófica e política”, enfatizou.

A palestrante e assessora pedagógica do Núcleo de Temas Integradores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Maria Herlenice Brito, explicou que serão levadas, para dentro das escolas, algumas atividades de educação antirracista, tendo em vista que é nesse ambiente que os alunos mais sofrem discriminação, seja racial ou em decorrência da sua religião.

“A secretaria quer e leva para a escola a questão de educar, precisamos conhecer para respeitar e é esse o nosso trabalho pedagógico para levar todas as crianças e a todos os profissionais uma educação antirracista”, explicou.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco promove Arraial da Prevenção e reforça cuidado com a população idosa

Prefeitura de Rio Branco esclarece contratação e detalha desenvolvimento do Compra Mais Rio Branco

Plataforma foi criada para digitalizar o cadastro e o credenciamento de fornecedores; relatório

Nota de Esclarecimento – Prefeitura de Rio Branco esclarece a contratação e a situação atual do sistema Compra Mais Rio Branco

Prefeitura entrega tablets para modernizar atendimento do CadÚnico

Equipamentos serão utilizados pelas equipes dos CRAS e permitirão o preenchimento das informações

EDITAL – 002 – 2° Super Copa de Futsal