Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco realiza operação de guerra contra o mosquito da dengue

Por 

|

às

Compartilhe:

A parte alta da cidade de Rio Branco é a região onde está concentrada a maior quantidade de focos da larva do mosquito da dengue, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Por essa razão foi o local selecionado, na manhã desta quarta-feira (31), para a realização de uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Controle arboviroes 16 e1706732500605
Lucia: “É preciso que a população colabore” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo a gerente da Vigilância, Lúcia Monteiro, as ações possíveis no combate aos focos do mosquito da dengue são realizadas pela prefeitura, mas é preciso que a população colabore, já que a maioria dos focos da doença estão nas casas.

“Estamos hoje dando início a mais um mutirão na parte alta, começando pelo Tancredo Neves. Estamos com aproximadamente 230 agentes entre os de combate às endemias e comunitários de Saúde nesse combate de guerra contra as arboviroses. Vinte e sete por cento dos criadouros são em reservatórios que estão dentro das residências, armazenamentos de água e pequenos centros.”

Lúcia ressaltou que a população pode colaborar recebendo os agentes de combate às endemias, o agente comunitário de Saúde em suas casas, mantendo as orientações e os cuidados, de acordo com as orientações recebidas. Mas nem sempre as pessoas colaboraram com o trabalho das equipes, como conta a agente de Saúde, Leuza Freitas.

“Os moradores, muitas vezes, não abrem as portas. Quando isso acontece, voltamos em outro horário pra ver se conseguimos adentrar, fazer a visita, a inspeção correta. Temos encontrado vários focos do mosquito onde o morador está abrindo a porta e fazendo a eliminação e o tratamento. Muita caixa d’água, também poços abertos e muito lixo doméstico dentro do domicílio.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e