Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco realiza campanha de combate ao mosquito da dengue na Regional São Francisco

Por 

|

às

Compartilhe:

combate dengue foto val fernandes 10
Mais de 100 agentes estão envolvidos na campanha (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou na manhã desta quarta-feira (15), na regional do São Francisco, a campanha de combate à dengue, tendo em vista que nas últimas semanas houve um aumento no número de casos por causa das chuvas que aumentaram.

“Tivemos um aumento considerável de casos de dengue, tanto no município de Rio Branco, como em outros estados do Brasil, isso é preocupante para nossa comunidade, e nós estamos aqui hoje para mostrar para a população vamos trabalhar contra a dengue”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira.

Segundo dados, em 2021 Rio Branco teve 11 mil notificações de casos de dengue, em 2022 o número reduziu drasticamente para 234 casos e nenhum registro de óbito, uma redução de 90%. Sendo reconhecida nacionalmente como a capital que pratica mente eliminou o mosquito da dengue, mas devido ao período de inverno o acumulo de água proveniente das chuvas pode ser o maior causador desse aumento de casos da doença.

Segundo Leandro, este ano foram notificados até o momento 1.344 casos. Destes 726 foram negativos, 133 positivos e 485 estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem).

“É um numero esperado para o momento, porém, não é nada confortável, então é uma situação preocupante”, falou a chefe da Divisão de Endemias, Eliana Pereira.

A prefeitura intensifica as ações de controle vetorial por meio da nebulização espacial (Fumacê), visitas domiciliares com orientações, identificação e eliminação de criadouros com aplicação de larvicida.

“Nós pedimos que a comunidade, mais uma vez, nos ajude a combater esta doença que mata e você pode ser internado se desenvolver os sinais graves. Faça essa limpeza do seu quintal, nos ajude a manter a cidade limpa, nos ajude a manter a cidade sem dengue”, enfatizou Leandro.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e