Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco participa de seminário sobre crianças e adolescentes

Por 

|

às

Compartilhe:

26eeb7c5 e512 410b ae21 31cd1ce4738d
Encontro propôs a qualificação das equipes em relação à Lei da Escuta Protegida (Foto: Assecom)

Durante os dias 5 e 6 de dezembro, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participou do Seminário Estadual sobre a Lei 13.431/17, mais conhecida como Lei da Escuta Protegida.

O encontro, que aconteceu no auditório do Palácio do Comércio, propôs a qualificação das equipes em relação à lei, visando adequações no atendimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, através da organização do fluxo intersetorial.

Desde a sua aprovação, em 2017, a Lei da Escuta Protegida determina que toda criança ou adolescente, vítima ou testemunha de violência, deve receber atendimento com a menor exposição possível, evitando causar danos maiores do que o já ocasionado.

De acordo com as orientações da lei, as provas devem ser conhecidas e coletadas previamente, e, se possível, tentar ouvir a vítima apenas uma vez, através da aplicação de protocolos de escuta apropriados.

Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Parque, Samara Pisano, é importante pensar e desenvolver estratégias priorizando a proteção e o atendimento como determina a lei.

“Pela lei, a escuta protegida garante a proteção dos direitos da criança ou do adolescente quando dá a oportunidade de depor em um ambiente acolhedor ou de ter o depoimento gravado. Isso pode evitar o processo de revitimização, ou seja, evitar que a vítima relate repetidas vezes o trauma sofrido”.

Ainda segundo a coordenadora, a aplicação da lei nos atendimentos deve aprimorar as ações do município de Rio Branco, por intermédio dos Creas Parque e Creas Manoel Julião, no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Rila Freze, diretora de Direitos Humanos da SASDH, destacou a necessidade das instituições se manterem atualizadas em relação às orientações nos atendimentos.

“Participar dessa capacitação é fundamental para que os agentes que compõem a rede de proteção conheçam mais sobre a lei 13.431, que versa sobre a garantia dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência, e principalmente, os encaminhamentos adequados a seguir, quando houver identificação dessas vítimas”.

O Primeiro Seminário Estadual sobre a Lei 13.431/17 é uma promoção do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) para qualificar e alinhar o fluxo integrado de atendimento dentro do sistema de garantia de direitos e contou com representantes das áreas da Assistência Social, Direitos Humanos, Educação e Saúde da Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Ministério Público, Tribunal de Justiça, além de outras entidades ligadas à infância.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e