Logo da Prefeitura

Segurança Hídrica

Prefeitura de Rio Branco participa de debate estratégico sobre a Bacia do Alto Acre

Encontro internacional reforça cooperação transfronteiriça para a preservação do rio Acre e a segurança hídrica da capital

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), participou do 5º Workshop de Análise de Lideranças e Compromissos da Bacia do Alto Acre, realizado na última sexta-feira (12), no município de Assis Brasil. A iniciativa integra os esforços contínuos da gestão municipal para fortalecer a governança territorial e a gestão dos recursos hídricos na região.

O encontro reuniu representantes do Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia, ampliando o diálogo sobre a cooperação transfronteiriça voltada à conservação do rio Acre e de seu território. Representando a Prefeitura de Rio Branco, estiveram presentes o presidente do Saerb, Enoque Pereira, o engenheiro sanitarista Henrique Amaral e o assessor da Presidência, Dean Silva.

Foto do evento sobre a bacia do alto Acre
No encontro os participantes discutiram temas estratégicos como comunicação, coordenação e cooperação entre os países envolvidos, além da identificação de oportunidades para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Acre. (Foto: Secom)

Durante o workshop, os participantes discutiram temas estratégicos como comunicação, coordenação e cooperação entre os países envolvidos, além da identificação de oportunidades para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Acre. O objetivo é fortalecer os atores locais e as estruturas de governança, promovendo maior sinergia, alinhamento e eficácia na gestão integrada da água e do território.

A conservação da bacia do rio Acre é fundamental para garantir o abastecimento de Rio Branco e das demais cidades banhadas por suas águas. A pauta exige atenção permanente diante dos recorrentes impactos ambientais, como a perda de mata ciliar e o avanço do desmatamento, que afetam diretamente a qualidade e a quantidade da água disponível.

Foto do evento sobre a bacia do alto Acre
“Precisamos agir agora para assegurar que as futuras gerações tenham acesso à água de qualidade”, destacou Enoque (Foto: Secom)

Esses efeitos já vêm sendo sentidos pelo Saerb na captação do rio Acre. Entre outubro e novembro deste ano, o órgão enfrentou, pela primeira vez, um ciclo superior a 20 dias, dentro de um período de 45 dias, com turbidez acima de 1.000 Unidades Nefelométricas de Turbidez (NTU). A situação exigiu a redução significativa da produção de água tratada, como medida necessária para assegurar a qualidade do abastecimento à população.

Para o presidente do Saerb, Enoque Pereira, é essencial que os esforços sejam concentrados na recuperação da capacidade hídrica da bacia. “Precisamos agir agora para assegurar que as futuras gerações tenham acesso à água de qualidade. A preservação do rio Acre é uma responsabilidade compartilhada”, destacou.

O workshop contou ainda com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais, reforçando o compromisso conjunto com a proteção dos recursos hídricos e a construção de uma gestão integrada, sustentável e eficiente para toda a região da Bacia do Alto Acre.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica de casa em casa no bairro Adalberto Aragão neste sábado

Equipes da Semsa estarão no bairro neste sábado (19), das 8h às 12h,

Prefeitura de Rio Branco promove programação esportiva em diferentes pontos da capital

Atividades incluem Copa Rio Branco de Futebol Amador, torneios na zona rural e

Prefeitura de Rio Branco leva ação do Programa Saúde na Escola à comunidade rural do Polo Benfica

Atividade realizada na Escola São Pedro I abordou temas relacionados à saúde do

Nota informativa: Saerb realiza manutenção programada no Centro de Reservação Palheiral nesta sexta-feira

Serviço ocorrerá a partir das 8h e provocará interrupção temporária no abastecimento de

Prefeitura de Rio Branco atualiza regulamentação da Licença para Extração Mineral

Decreto nº 1.864/2026 organiza procedimentos para emissão da LEM e estabelece exigências ambientais,