Iniciativa reforça compromisso com a ampliação da cobertura vegetal, o conforto térmico e a proteção de áreas sensíveis da capital
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na manhã desta terça-feira (9) um plantio de espécies arbóreas e frutíferas no bairro Joafra, como parte das ações municipais de arborização e recuperação de áreas degradadas. A área escolhida abrange um trecho de APP urbana, próximo a um córrego local, identificado pela equipe técnica como área pública municipal e naturalmente alagadiça, impactada pelas enchentes decorrentes do Igarapé São Francisco, que passa logo atrás da comunidade.
Foram plantadas espécies arbóreas e frutíferas, como ipê, açaí e ingá, selecionadas por sua importância ecológica, potencial de sombreamento, contribuição para o equilíbrio ambiental e atração de fauna.
A ação integra o levantamento em andamento realizado pela Semeia para identificar áreas de vazio urbano em toda a cidade. O objetivo é recuperar espaços degradados, aumentar a cobertura vegetal, melhorar o conforto térmico e ampliar a presença de áreas verdes nos bairros de Rio Branco.
“Aproveitar o período do inverno amazônico, com chuvas mais intensas, garante que as mudas se desenvolvam com mais segurança e eficiência”, disse Flaviane. (Foto: Secom)
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, a iniciativa marca uma fase importante da política ambiental do município.
“Estamos mapeando cuidadosamente todas as áreas públicas com potencial para recuperação ambiental. O plantio de hoje no Joafra é parte desse processo de reconstrução dos nossos espaços verdes, especialmente nas regiões mais afetadas pelas enchentes. Aproveitar o período do inverno amazônico, com chuvas mais intensas, garante que as mudas se desenvolvam com mais segurança e eficiência.”
Os plantios nessas áreas mapeadas acontecerão até o mês de fevereiro, período ideal para o desenvolvimento das mudas devido ao regime de chuvas característico da região. A Prefeitura reforça que ampliar a arborização urbana é uma estratégia fundamental para enfrentar desafios como o aumento das temperaturas, o escoamento inadequado da água da chuva e a perda de biodiversidade.
As ações seguem o planejamento ambiental do município e integram os esforços contínuos para tornar Rio Branco uma cidade mais resiliente, verde e acolhedora.