Prefeitura de Rio Branco e CPRM realizam levantamento das áreas de risco no município

reuniao CPMR defesa civil foto val fernandes 1
Levantamento é realizado para retificar áreas de risco presentes na capital (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), Cid Ferreira, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (20), o coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, juntamente com o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, para tratarem sobre o levantamento que está sendo realizado, por meio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em relação às áreas de risco presentes na capital.

coronel falcao defesa civil foto val fernandes 3
Estamos buscando métodos de prevenção (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O tenente-coronel Cláudio Falcão, disse que além da Defesa Civil, a Seinfra e o Saerb também estão participando desse levantamento com o objetivo de buscarem métodos de prevenção.

“Estamos fazendo um trabalho em conjunto junto a CPRM para fazer a retificação das áreas de risco que nós já possuímos em Rio Branco e acrescentar, através da Defesa Civil, mais outras áreas que tem por coincidência ocorrido depois de 2018, que foi o último estudo da CPRM”, disse.

reuniao CPMR defesa civil foto val fernandes 2
É um trabalho preventivo para identificar áreas mais críticas para deslizamento de terra (Foto: Val Fernandes/Assecom)

 

O pesquisador em Geociências da CRMP de Manaus, Marco Oliveira explicou sobre esse trabalho de parceria com a Defesa Civil do município.

“Visando esse trabalho preventivo de identificar essas áreas mais críticas para deslizamento de terra de modo que a Defesa Civil possa intervir de maneira mais efetiva”, disse.

 

sec Cid foto val fernandes 5
Tudo que foi debatido será levado junto a equipe do Plano Diretor do município (Foto: Val Fernandes/Assecom)

 

 

O secretário Cid Ferreira, enfatizou que a Defesa Civil e a CRPM trazem a mesma preocupação em relação ao isolamento das áreas de risco.

“A reunião foi muito produtiva, com a ajuda dos sistemas e acredito que tudo que foi debatido será levado junto a equipe do Plano Diretor do município para que possamos fazer essas identificações”, explicou.

enoque pereira saerb foto val fernandes 3
Queremos saber se tem água no Segundo Distrito de Rio Branco (Foto: Val Fernandes/Assecom)

 

 

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, reforçou a importância desse levantamento tendo em vista que através dele também será possível identificar a existência de aquíferos na região.

“Hoje, já vimos que há uma área nova em que podemos fazer o poço teste para ver se tem água, ampliando assim o nosso leque de oportunidades para sabermos se tem água em Rio Branco na parte do Segundo Distrito”, concluiu.

 

 

Outras notícias...