Logo da Prefeitura

Abastecimento

Prefeitura de Rio Branco anuncia intervenção para melhorar abastecimento de água na Vila Jorge Kalume

Após anos de dificuldades enfrentadas pela comunidade, Prefeitura apresenta solução definitiva para ampliar a oferta de água e regularizar ligações na região

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, realizou nesta segunda-feira (1º), uma reunião com moradores da Vila Jorge Kalume, para apresentar as medidas que serão adotadas com o objetivo de solucionar os problemas históricos de abastecimento de água enfrentados pela comunidade.

A Vila Jorge Kalume, que surgiu a partir de uma ocupação e atualmente abriga cerca de 3 mil moradores, enfrenta há anos dificuldades relacionadas à infraestrutura básica, especialmente no fornecimento de água. A situação foi agravada pela existência de diversas ligações clandestinas, que comprometem a pressão e a distribuição do recurso para as famílias da localidade.

Foto na comunidade
Reunião com moradores da Vila Jorge Kalume, para apresentar as medidas que serão adotadas. (Foto: Secom)

Como parte da solução, a Prefeitura de Rio Branco irá instalar um booster (bomba pressurizadora) na rede de abastecimento da região para aumentar a pressão e a vazão da água. O equipamento é utilizado para garantir maior eficiência na distribuição, beneficiando diretamente os moradores. A previsão é que a intervenção seja concluída em até três meses.

Moradora da comunidade há seis anos, Maria Lima destacou que a reivindicação por melhorias no abastecimento é antiga e representa uma necessidade urgente para as famílias da região.

“Eu moro há seis anos aqui na Jorge Kalume e há muito tempo a gente vem passando por essa crise de água”, relatou a moradora.

Durante o encontro, os moradores tiveram a oportunidade de apresentar ao Saerb as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia, especialmente pelas famílias em situação de maior vulnerabilidade.

“Ele prometeu pra gente que o problema vai ser resolvido. Isso deixa a gente mais satisfeito e com esperança de melhora”, afirmou Maria Lima.

Além das melhorias na rede de distribuição, o Saerb também iniciará um processo de regularização dos imóveis da comunidade. Atualmente, existem 419 imóveis cadastrados, dos quais apenas 228 estão ativos no sistema da autarquia. A medida permitirá a inclusão dos usuários no cadastro oficial, ampliando a capacidade de investimento e melhorando a gestão dos serviços prestados na localidade.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a iniciativa representa mais um passo da gestão municipal para garantir qualidade de vida e dignidade à população.

Enoque Pereira
“Nosso compromisso é garantir dignidade à população e trabalhar para resolver as irregularidades”, afirmou Pereira. (Foto: Secom)

“Nosso compromisso é garantir dignidade à população e trabalhar para resolver as irregularidades no abastecimento de água da região”, afirmou Pereira.

A ação integra os esforços da Prefeitura de Rio Branco para fortalecer os serviços essenciais e ampliar o acesso da população a uma infraestrutura adequada, promovendo melhorias concretas na qualidade de vida dos moradores da capital.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco e Ufac renovam parceria para ampliar número de residentes de saúde na rede municipal

Novo termo de cooperação técnica expande vagas na Atenção Primária, fortalece as unidades

Prefeitura de Rio Branco certifica 100 mulheres em cursos de beleza e estética durante encerramento do Agosto Lilás

Ação realizada pela SASDH, em parceria com o Instituto Bem-Estar, busca ampliar a

Prefeitura de Rio Branco mantém atendimento de saúde neste sábado com quatro Uraps abertas

Unidades estarão abertas das 7h às 17h para ampliar o acesso aos serviços

Prefeitura leva vacinação antirrábica de casa em casa aos bairros Quinze e Triângulo Novo neste sábado

Equipes percorrerão as residências das 8h às 12h para vacinar cães e gatos

Prefeitura de Rio Branco intensifica serviços de melhoria em ramais da zona rural.

Trabalhos de limpeza, baloamento e inserção de material avançam nas regionais Quixadá, Barro