Logo da Prefeitura

Prefeitura dá início ao Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti na capital

Por 

|

às

Compartilhe:

Indices Aedes aegypt 2
Resultado será consolidado no dia 14 de novembro (Foto: Assecom)

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da da diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz durante esta semana, o Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti  (LIRAa), mosquito transmissor  da dengue, zica e chikungunya.

Este é o quarto Levantamento realizado este ano.

Agentes de endemias visitaram na manhã desta quarta-feira (9) casas e terrenos baldios em vários bairros na região da Baixada da Sobral.

Outras equipes estão espalhadas pela capital para bater a meta de visitar 9.660 imóveis da área urbana do município (amostra de 5 % dos imóveis existentes).

O último LIRAa, realizado em junho/2022, apontou índice de infestação no município de 3,8%.

O quarto LIRAa do ano passado registrou infestação predial de 8,97%, realizado em período semelhante ao que está em execução.

A expectativa quanto ao resultado da pesquisa atual é de elevação da infestação, comparado ao índice de junho, considerando o período de chuvas, época de sazonalidade para as arboviroses, onde a quantidade de criadouros para o vetor aumenta em decorrência da elevação do índice pluviométrico.

Segundo a secretária da Semsa, Sheila Andrade, o resultado será consolidado no dia 14 de novembro.

“Os dados obtidos a partir do LIRAa são transformados em informações com o objetivo de orientar a gestão da Saúde na tomada de decisão pertinentes às ações de controle vetorial e demais decisões relacionadas ao enfrentamento da dengue, zika e chikungunya.”

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Primeira-dama acompanha ações nos serviços de acolhimento institucional de Rio Branco

Ação acompanhou de perto o trabalho das unidades e entregou novos equipamentos aos

Prefeitura de Rio Branco marca presença na 20ª Parada da Diversidade Acreana com ações de apoio e garantia de direitos

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos atuaram com o

Prefeitura de Rio Branco apresenta plano para reorganização e georreferenciamento da Atenção Primária à Saúde

Iniciativa estabelece critérios para territorialização, mapeamento e organização das áreas de atuação das

DECRETO Nº 160 DE 05 DE FEVEREIRO DE 2026

Prefeitura de Rio Branco leva ação de saúde ao Presídio Francisco de Oliveira Conde

Ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde levou atendimento médico e de enfermagem,