Prefeito recebe representantes da ONU para tratar sobre implantação do escritório de migração na capital

Onu 1
OIM é o principal organismo intergovernamental no campo da migração (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado de servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), recebeu nesta sexta-feira (11), uma equipe da Organização das Nações Unidas (ONU), para tratar a respeito da implantação do escritório da Agência da ONU para as Migrações, conhecida como Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Estabelecida em 1951, a OIM é o principal organismo intergovernamental no campo da migração e trabalha em estreita colaboração com parceiros governamentais, intergovernamentais e não-governamentais. Ela dedica-se a promover uma migração segura, ordenada e digna para o benefício de todos.

De acordo com o diretor de Assistência Social da SASDH, Ivan Ferreira, essa notícia vem em boa hora, tendo em vista que a municipalidade junto a Agência da ONU para as Migrações, vai concentrar forças para que a política de imigração possa ser de fato efetivada em Rio Branco.

“Uma das articulações é ter um escritório na capital, onde realmente precisamos da articulação política da ONU junto os Ministérios, dizer que Rio Branco hoje só tem um acolhimento mantido pela prefeitura de recurso próprio com o apoio do estado através do orçamento do Governo Federal”, disse.

O gestor ainda destacou que município tem feito o seu planejamento junto às casas de acolhimento tanto de Assis Brasil quanto de Brasileia para receber os imigrantes que chegam. Ele destacou a importância dessa integração entre as casas de acolhimento dos municípios com as da capital.

“Além da política de imigração que nós temos em Rio Branco, também fazemos o atendimento com o acompanhamento na tiragem de documentação e serviços socioassistenciais. O município tem feito a sua parcela de contribuição, tem tido bons resultados com toda a nossa equipe”, finalizou

Outras notícias...