Logo da Prefeitura

Prefeitura promove inclusão de surdos por meio do ensino da Libras nas escolas da rede municipal de Educação

Por 

|

às

Compartilhe:

Seme 7
Palestra foi ministrada para educadores, servidores da rede e pais de alunos (Foto: Evandro Derze/Assecom)

No Dia Nacional do Surdo, nesse 26 de setembro, a Prefeitura de Rio Branco realizou uma programação em alusão à data para assinalar as realizações do Município na promoção da inclusão por meio do ensino da Linguagem Brasileira de Sinais, Libras, nas escolas na rede municipal de Educação.

Seme 11
“Temos nas escolas as necessidades de crianças surdas, mudas atendidas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

No auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi ministrada uma palestra para educadores, servidores da rede e pais de alunos com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da atenção às pessoas com surdez, conforme explicou a secretária Nabiha Bestene. Ela destacou também a preocupação da gestão municipal em primar por uma educação cada vez mais inclusiva.

“Atualmente nós temos nas nossas escolas as necessidades de crianças surdas, mudas atendidas. Elas têm direito. Todos estão inclusos. Essa é a nossa preocupação e hoje a estamos aqui justamente para uma reflexão. Nas épocas antigas de Roma, aquelas pessoas que eram portadoras dessas necessidades eram alijadas e até mortas. Daí se viu depois na França e outros que não era por aí. Daí no Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, foi criada a primeira escola de surdos, nessa data 26 de setembro. Então, esse dia hoje é de comemoração. A gente não poderia deixar passar em branco”, destacou.

Neste sentido, as políticas públicas inclusivas de pessoas surdas ou com alguma outra deficiência auditiva, são desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco, através do Centro de Formação Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/RBR).

Além da promoção do ensino de Libras nas escolas, tanto na educação infantil, quanto nos anos iniciais do ensino fundamental, através do projeto “Escola Acessível, Caminhos para o Bilinguismo”, por meio do CAS, há também a formação continuada para professores da rede municipal de Rio Branco, de libras e bilíngues, que são os que fazem a mediação da língua portuguesa para a língua de sinais e vice-versa.

A gerente do CAS, Sandra Assfury, informou ainda que é realizado um trabalho transversal com formação para os profissionais de outras áreas que atendem nas unidades de saúde, por exemplo.

“A gente tá realizando esse trabalho através do nossos professores de Libras que estão nas escolas e eles estão atendendo essas crianças também nas salas de AEE [Atendimento Educacional Especializado]. Além disso, trabalhamos a formação para promover a mediação na comunicação para pessoas com surdez”, pontuou.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Secretaria Municipal de Saúde presta contas e destaca crescimento dos atendimentos e ampliação dos serviços em Rio Branco

Balanço apresentado à Câmara Municipal destaca aumento dos atendimentos em 2025 na comparação

Prefeitura de Rio Branco alerta usuários do transporte coletivo sobre prazo para transferência de saldo dos cartões

Procedimento deve ser realizado até domingo, 11 de outubro, no Shopping Aquiri. Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco inova na saúde da mulher com novo exame para detecção precoce do HPV e prevenção do câncer do colo do útero

Novo método de rastreamento por DNA-HPV amplia o acesso à prevenção e permite

Prefeitura destaca 98,69% de cobertura vacinal e reforça vigilância contra o sarampo em Rio Branco

Rio Branco mantém cobertura próxima de 100% contra a doença após confirmação de

Prefeitura de Rio Branco proporciona sessão especial de cinema para idosos atendidos pela rede municipal de saúde

Sessão especial promovido pela Prefeitura reuniu cerca de 70 idosos em uma atividade