Logo da Prefeitura

Coordenador da Defesa Civil esclarece

Por 

|

às

Compartilhe:

O coordenador da Defesa Civil do município de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou na manhã desta sexta-feira (24), o motivo pelo qual houve transbordamentos simultâneos de igarapés, atingindo vários bairros causando situação de emergência na capital. Ele explica que, desde o início, a crise tem se agravado a cada minuto, devido ao aumento do nível das águas dos igarapés que cortam a cidade, juntamente com o transbordamento do Rio Acre.

A Defesa Civil irá tomar novas medidas para ampliar o poder operacional e solicitar o apoio de mais secretarias municipais na ação emergencial, para atender às famílias afetadas pelas enchentes e enxurradas. “A prefeitura tem apoiado com todas as suas secretarias colocadas à disposição e é dessa maneira que a Defesa Civil tem levado o socorro e a resposta à comunidade afetada por esse grande desastre que nós estamos enfrentando”, disse o tenente-coronel.

Até o final da manhã de sexta-feira, 30 bairros haviam sido afetados, além de mais de 15 comunidades rurais atingindo um número aproximado de 23 mil pessoas, algo em torno entre 5 e 6 mil famílias. A capital tem vários pontos de interdição em relação a vias públicas. “Realmente uma situação difícil, pois com isso houve também suspensão das aulas nas redes estadual e municipal para que a gente pudesse utilizar as escolas como abrigo nesse momento”, explica Falcão, acrescentando que a prefeitura, através da Defesa Civil, irá começar a construção de abrigos no parque de exposição e ampliar os abrigos nas escolas públicas.

Um alerta amarelo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet e a Defesa Civil replica esse tipo de alerta. A previsão é de chuva para pelo menos os próximos dois dias, o que deve acarretar em aumento nos níveis dos igarapés do rio Acre, que não param de subir. “A cada centímetro que ele sobe na vertical, nós temos no horizontal a distância de quilômetros, então nós não temos a perspectiva de que esse cenário mude e melhore nos próximos dias”.

Defesa Civil recomenda atenção sobre trânsito e áreas de alagamento

“Recomendo às pessoas que estão em casa que saiam apenas com a necessidade hiperativa para chegar ao trabalho, para chegar a um médico. Algo diferente disso não aconselho a saída de casa. Nós estamos, infelizmente, com várias ruas interditadas, bairros isolados e isso faz com que o trânsito fique pesado. Com a suspensão das aulas nós teremos diminuição de um fluxo em relação à parte de veículos melhorando o trânsito, mas desde que as pessoas permaneçam em casa”, explica o coordenador da Defesa Civil.

O órgão recomenda que as pessoas não se aventurem durante esse momento em relação a transitar em ruas e bairros alagados, ficando próximas de fiação elétrica para evitar outros riscos e perigos.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura realiza segunda convocação de aprovados em Processo Seletivo Simplificado do Saerb

Candidatos convocados devem comparecer à sede do Saerb entre os dias 5 e

Prefeitura nas Ruas avança na parte alta de Rio Branco e leva pavimentação e mais dignidade às comunidades

Prefeitura de Rio Branco celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa com atividades de integração e cuidado no Parque Chico Mendes

Ação promovida pela Prefeitura de Rio Branco reuniu idosos atendidos pela rede de

Rio Branco começa uma nova viagem no transporte coletivo

Nova operação do transporte coletivo começa com 120 ônibus e acompanhamento do prefeito

Prefeitura de Rio Branco prepara lançamento do Outubro Rosa com ações voltadas à saúde e ao cuidado das mulheres

Iniciativa coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama vai reunir secretarias municipais, parceiros e instituições