Logo da Prefeitura

Prefeitura solicita urnas eletrônicas do TRE-AC para eleições do Conselho Tutelar no estado

Por 

|

às

Compartilhe:

reuniao TRE foto val fernandes 11 1
Prefeito de Rio Branco agradeceu parceria do TRE que desde 2015 disponibiliza as urnas eletrônicas (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, esteve nessa segunda-feira (5), em uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma, junto da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sarah Farhat, para tratar sobre a solicitação de urnas eletrônicas para as eleições dos conselhos tutelares nos 21 municípios e na capital.

O prefeito de Rio Branco, agradeceu pela parceria do TRE que desde 2015 disponibiliza as urnas eletrônicas para a realização das eleições.

“Todos sabem que, através das urnas eletrônicas, agiliza muito as eleições. Então novamente o Tribunal Regional Eleitoral se coloca à disposição. Estou muito feliz em poder saber que o TRE-AC mais uma vez vai contribuir com essas eleições que ocorrerão em cada um dos municípios do Estado do Acre”, explicou.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Francisco Djalma, a eleição do conselho tutelar é extremamente importante e as urnas eletrônicas foram inovações que surgiram no decorrer da transformação da sociedade para facilitar o processo de eleição da população.

“Em uma reunião que tivemos em Brasília, com o Ministro Alexandre de Morais, uma das coisas enfatizadas era de que déssemos toda a atenção a eleição do conselho tutelar que se dá no primeiro domingo de outubro. Voltei de Brasília com essa preocupação e daí a necessidade de reunir todos os segmentos da sociedade para dar ênfase e tornar a eleição mais plural”, disse.

Para o procurador de Justiça do Ministério Público, Dr. Francisco Maia, o uso de urnas eletrônicas nas eleições deixa o processo mais rápido e transparente.

“Eu acredito que seria de bom-tom que todos pudessem aderir. É uma decisão de cada município e a ideia hoje nos reunindo aqui com a presidência da Amac na pessoa do prefeito Tião Bocalom e do presidente do TRE é justamente para que possamos a várias mãos e unidos possamos estar trazendo a novidade e tendo a adesão de 100% dos municípios para essa eleição”, esclareceu.

De acordo com a presidente do CMDCA, Sarah Farhat, com a instituição do 4º Conselho na capital, o número de membros do Conselho Tutelar passou de 30 para 40, sendo 20 titulares e 20 suplentes. Ela reforçou a importância da urna na eleição para passar mais confiança, credibilidade e lisura ao processo.

“As inscrições foram prorrogadas até o dia 7 de junho. Então as pessoas que tenham esse perfil, que queiram e tenham disponibilidade para trabalhar na área da criança e do adolescente, se inscrevam lá na Sede dos Conselhos, que fica na rua Alvorada, 412 – Bosque, das 7h às 12h e 14h às 18h. Contamos com você é muito importante”, reforçou.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco conquista 1º lugar no Prêmio IEL 2026 com iniciativa de estágio inovador

A premiação reconhece o trabalho da gestão municipal na formação de jovens, com

Nota de pesar – Francisco França de Freitas

Nota Informativa: Prefeitura de Rio Branco obtém decisão favorável em ação movida pela Viação Aquiry

Sentença acolheu impugnação apresentada pelo Município, afastou pretensão superior a R$ 48 milhões

Prefeitura de Rio Branco mantém vacinação antirrábica em diferentes pontos da capital

Vacinação gratuita para cães e gatos segue em diferentes pontos de Rio Branco

Emurb divulga 7ª convocação do Processo Seletivo Simplificado para validação documental

Candidatos convocados deverão comparecer obrigatoriamente no dia 19 de agosto de 2026, das