Logo da Prefeitura

Com Operação Estiagem, prefeitura leva dignidade às famílias que precisam de água durante verão

Por 

|

às

Compartilhe:

Estiagem ED 14 scaled
Ação garante o abastecimento de água potável nas comunidades (Foto: Evandro Derze)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), está desenvolvendo uma ação para garantir o abastecimento de água potável nas comunidades onde a falta d´água é mais intensa nesta época do ano devido ao período de seca. Todos os anos, para socorrer as comunidades rurais, principalmente nos locais onde o serviço de abastecimento não chega, a prefeitura realiza a Operação Estiagem.

Estiagem ED 17 scaled e1693345415969
Falcão: “Ampliamos a operação” (Foto: Evandro Derze)

“Anteriormente essa operação era realizada somente no período de quatro meses, de julho até outubro. Agora além do número de caixas e de comunidades, ampliamos também o tempo. Começamos em julho e vamos até dezembro, praticamente seis meses abastecendo essas comunidades no período mais crítico de seca e isso também nos engrandece bastante porque é uma grande operação de impacto social, humano e também na área de saúde”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Claúdio Falcão.

Estiagem ED 12 scaled
Patricia: “A ação é muito necessária” (Foto: Evandro Derze)

Moradora da comunidade, Patrícia Medeiros disse que a operação é “muito necessária”. “A gente ia cavar um poço que até pode dar água só que é salgada. Então não dá, não tem condições nem para lavar roupa, nem para limpar as coisas. E aí com essa água aqui é muito bom para nós porque, se a gente quisesse água, a gente tinha que comprar e estava bastante caro e tem pessoas que não tem condição.”

Pelo menos duas vezes por semana, os caminhões-pipa da prefeitura vão até a comunidade para abastecer as caixas. São 10 mil litros que atende aos moradores. Cada caixa d´água é devidamente instalada em locais estratégicos, para que quem mora nas redondezas possa pegar água. Desse modo, assim como a da moradora Patrícia, pelo menos outras 3.300 famílias são atendidas em 26 comunidades de todas as regionais rurais que formam o chamado Cinturão Verde de Rio Branco.

Só na Transacreana, por exemplo, onde a equipe estava abastecendo na manhã desta terça-feira (29), a Operação Estiagem chega até o quilômetro 74, garantindo que não falte água para cerca de 600 famílias, como a do seu Manoel Pontes. Produtor rural, ele contou que se não fosse a ajuda da prefeitura já poderia ter perdido o pequeno roçado. “Graças a Deus está bom, a gente está tendo água o verão inteiro. Logo que a gente chegou, na verdade não tinha, agora já tem, eles botam todo ano.”

Outra moradora do local, Francisca Gurgel também está satisfeita com o serviço. “É uma bênção! Agradeço a Deus e à Prefeitura de Rio Branco que mandam essa água para nós porque se não nós não tínhamos água”.

A ação visa oferecer mais dignidade tanto para quem mora na cidade quanto para quem mora na zona rural.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco mantém quatro Uraps abertas neste sábado para ampliar atendimentos à população

Unidades funcionarão das 7h às 17h, com consultas médicas, serviços de enfermagem, vacinação

Prefeitura de Rio Branco e Ifac articulam parceria para qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante visita à Casa Fio a Fio, representantes das instituições discutiram a ampliação

Prefeitura realiza vistoria técnica para revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes

Espaço completa 30 anos neste mês e receberá melhorias no pavimento, na academia

Prefeitura de Rio Branco busca apoio federal para fortalecer a segurança hídrica da capital

Os encontros reforçam o compromisso do Saerb em buscar parcerias e recursos para

Programa Prefeitura nas Ruas avança com operação tapa-buracos e beneficia todas as regionais de Rio Branco

Ações da Prefeitura reforçam a infraestrutura urbana e garantem mais segurança, mobilidade e