Logo da Prefeitura

Carnaval dos idosos: Prefeitura de Rio Branco promove dia de alegria e saúde no “Grupo da Amizade”

Por 

|

às

Compartilhe:

Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma animada atividade de Carnaval com o grupo de idosos “Grupo da Amizade”, da UBS Francisco Eduardo de Paiva. O evento aconteceu na quadra de esportes do bairro Tucumã, reunindo os participantes para uma manhã cheia de alegria, saúde e integração.

Carnaval dos idosos 5 scaled e1741707174980
Angelita: “São atividades que estimulam a coordenação e a agilidade” (Foto: Secom)

Desde 2018, o “Grupo da Amizade” vem sendo um ponto de apoio e lazer para os idosos da comunidade, promovendo atividades que incentivam a interação e o cuidado com a saúde. Neste evento, a Semsa contou com a parceria do curso de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac) que, através de estagiários, ajudaram a realizar diversas atividades físicas adaptadas para a faixa etária.

O foco do evento foi proporcionar bem-estar e saúde aos participantes, com atividades como alongamento, danças e exercícios aeróbicos. Segundo a professora Angelita Pereira, as atividades foram planejadas para atender às necessidades físicas dos idosos, com destaque para àquelas que mais atraem o público, como a dança.

Carnaval dos idosos 9 scaled e1741707317196
Katyanny : “Os encontros acontecem diariamente” (Foto: Secom)

“Trazemos atividades que estimulam a coordenação e a agilidade, sempre adaptadas à condição de cada idoso. A Ufac tem sido uma grande parceira nesses eventos, sempre presente quando somos chamados”, afirmou.

A coordenadora administrativa da UBS, Katyanny Menezes, destacou a importância do grupo para os idosos e o impacto positivo dessas atividades.

Carnaval dos idosos 6 scaled e1741707379119
José: “Com o grupo minha vida começou a melhorar”  (Foto: Secom)

“O Grupo da Amizade foi criado para dar aos idosos uma oportunidade de continuar vivendo com dignidade, sem deixar que a idade seja um impedimento para suas atividades diárias. Eles merecem um espaço para serem felizes”, comentou Katyanny.

Ela explicou ainda que os encontros acontecem diariamente, das 8h às 9h, com atividades variadas como rodas de conversa, jogos e educação física.

O impacto das atividades no bem-estar mental e físico dos participantes é evidente. Um exemplo é o idoso José Moreira, que compartilhou como o grupo ajudou a superar a depressão.

“Eu não queria sair de casa, estava fechado, mas, depois de ser convidado para o grupo, minha vida começou a melhorar. Hoje, participo das atividades com prazer e me sinto bem melhor”, contou José.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

DECRETO Nº 160 DE 05 DE FEVEREIRO DE 2026

Emurb mantém equipes mobilizadas, neste sábado, com ações de manutenção, drenagem e recuperação de vias em Rio Branco

Emurb intensifica serviços de manutenção em diferentes regiões de Rio Branco, garantindo melhores

Prefeitura de Rio Branco realiza vacinação antirrábica de casa em casa no bairro Cadeia Velha neste sábado

Equipes de Agentes de Controle de Zoonoses percorrerão o bairro Cadeia Velha neste

Prefeitura de Rio Branco prepara inauguração de CAPS 24 horas para ampliar assistência em saúde mental

Novo CAPS III Samaúma 24h será inaugurado na próxima sexta-feira (18), e contará

Prefeitura de Rio Branco reforça cuidados com hidratação durante período de calor intenso

A orientação é que a população mantenha a ingestão regular de água e