Logo da Prefeitura

Base do Corpo de Bombeiros dará suporte de apoio a Prefeitura de Rio Branco, em socorro às vítimas da enchente

Por 

|

às

Compartilhe:

A base do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre no conjunto Morada do Sol, será também o ponto de apoio às equipes da Prefeitura de Rio Branco, em socorro às vítimas da enchente do rio Acre, que já afetou pelo menos 13 bairros e 73 famílias.

Socorro as vitimas da enchente VF 15 e1741722309194
Roger: “Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 193 ” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Segundo o capitão Bombeiro Militar, Roger que coordena o Centro de Controle das Operações de Socorro, lembra que em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o telefone 193 e as equipes, tanto da corporação, quanto da prefeitura serão acionadas imediatamente.

“Se o cidadão precisar do resgate do Corpo de Bombeiros para sair da sua casa, ele deve ligar 193, que vai cair no nosso centro, no nosso ICC, e essa ocorrência chegará aqui no batalhão e a gente mandará uma equipe para fazer a retirada. Em função do nível do rio estar em 14m35cm, a gente mobilizou em torno de 43 pessoas, dentre bombeiros militares, como servidores de outras secretarias, como secretarias estaduais e municipais, que vêm auxiliando nesse momento”.

O secretário de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, falou do envolvimento de todas as secretarias, por determinação do prefeito da capital Tião Bocalom em melhor atender quem mais precisa, nesse momento de socorro ás vítimas da enchente.

Socorro as vitimas da enchente VF 14 e1741792828311
Tony: “Todas as secretarias estão envolvidas” (Foto: Val Fernandes/Secom)

“É uma determinação do prefeito, trabalharmos juntos com a Defesa Civil, com o coronel Falcão, junto as outras secretarias, Emurb, Seinfra. Nesse auxilio já mobilizamos, duas equipes de urgência e emergência para estar trabalhando de manhã, à tarde e à noite. Estamos à disposição, faça sol ou faça chuva, a secretaria estará à disposição”.

Em um dos abrigos, na escola Maria Lúcia Moura estão alojadas, pelo menos 11 famílias, totalizando 34 pessoas entre crianças e idosos. As equipes de acolhimento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, não medem esforços para dar o mínimo de conforto a essas pessoas fragilizadas nesse momento de alagação.

Socorro as vitimas da enchente VF 12 e1741722362639
Lunaira: “Estamos fazendo o possível para minimizar os impactos” (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Estamos fazendo o possível para minimizar os impactos que a enchente traz a essas famílias. Aqui nós estamos ofertando café da manhã, almoço, jantar, um lanche, às vezes, para as crianças, com uma bolachinha, um suco, e estamos ofertando também brincadeiras, através do Programa do Criança Feliz. Um programa da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que trabalha com crianças de 0 a 3 anos”, explicou a coordenadora do abrigo, Lunaira Cristina Melo.

O volume de água do rio Acre, que marcava até às 11h, desta terça-feira (11), 14 metros e 35 centímetros, deu uma estabilizada até por volta do meio dia, mas a previsão, é que nas próximas horas o manancial ganhe mais força, tendo em vista, que ainda chove nas cabeceiras, principalmente nos municípios de plácido de Castro, Brasileia e Assis Brasil.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco publica chamamento público para seleção de OSC que atuará com brigadistas florestais

Organização da Sociedade Civil selecionada será responsável pela execução de serviços especializados de

Inscrições para Copas femininas de Rio Branco terminam nesta sexta-feira

Equipes podem se inscrever nas modalidades futsal, futebol de areia e futebol society

Prefeitura de Rio Branco orienta população sobre prevenção à criptococose e cuidados em ambientes com fezes de pombos

Secretaria Municipal de Saúde reforça que as aves não transmitem a doença diretamente

Prefeitura de Rio Branco avança para a fase de entregas do Mil e Uma Dignidades no Santo Afonso

Primeiras moradias do empreendimento estão em fase de acabamento e serão destinadas a

Prefeitura de Rio Branco entrega primeira quadra poliesportiva com piso modular da capital

Com investimento de R$ 428,7 mil, novo equipamento esportivo do bairro Doca Furtado