Logo da Prefeitura

Ação solidária no abrigo para migrantes marca encerramento da Semana do Migrante

Por 

|

às

Compartilhe:

Acao solidaria 2
Unidade é a única destinada a esse público no município (Foto: Assecom)

Encerrando a 38º Semana do Migrante de forma significativa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã dessa sexta-feira (23), uma ação solidária no Abrigo para Migrantes.

A unidade, mantida pela Prefeitura de Rio Branco, é a única destinada a esse público em nosso município e atualmente acolhe 70 pessoas, em sua maioria venezuelanos.

O evento contou com apresentações musicais em português e espanhol, e um delicioso café da manhã regional, destacando a cultura junina local para os acolhidos. A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado e Cáritas Brasileira, organização de apoio a famílias em vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora da casa de acolhimento, Nívea Azevedo, esses momentos de interação estreitam os laços entre as entidades e fortalecem a execução das políticas voltadas ao acolhimento e encaminhamento dos migrantes.

“Para muitos migrantes, que já chegam aqui em situação de pobreza e fome, causas que trazem do seu país de origem, eventos como esse são de extrema importância para garantir os seus direitos humanos, proporcionando um ambiente de acolhimento para atender suas necessidades, enquanto estiverem vivendo em nosso município”.

A Secretária Municipal da SASDH, Suellen Araújo, ressaltou as dificuldades superadas diariamente pela unidade para cumprir o fluxo de trabalho e a importância das parcerias para a realização de ações socioassistenciais voltadas aos migrantes.

“A rotina na gestão da casa de migrantes é desafiadora, pois a demanda diária é imprevisível. Se estamos esperando receber trinta pessoas, recebemos cinquenta. Apesar disso, estamos preparados para atender a quantidade de migrantes que chegam, sempre contando com as parcerias, como o Estado, a Cáritas, e o Alto Comissariado das Nações Unidades, que ontem realizou a doação de kits higiênicos, baldes e mosquiteiros para a unidade”.

A Secretária também destacou o esforço do Prefeito Tião Bocalom, que tem mantido a unidade com recursos próprios, sendo a principal casa de acolhimento para migrantes e refugiados do estado.

“A Prefeitura tem contribuído com recursos próprios para garantir, além da manutenção da unidade, as passagens, alimentação e demais necessidades, demonstrando carinho e responsabilidade com as pessoas mais vulneráveis. Essas ações concretizam a política de migrantes em nosso município, proporcionando um ambiente de acolhimento adequado”, disse.

A 38ª Semana do Migrante encerra-se com a certeza de que a solidariedade e a integração são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com os migrantes, reconhecendo seus direitos e valorizando suas contribuições para o desenvolvimento da política migratória.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco lança Copa Rio Branco, Copa Rural e Intersecretarias com mais de R$ 55 mil em premiação

Inscrições seguem abertas até 10 de junho; abertura dos torneios será no dia

Oficina de reciclagem de papel marca programação da Semana do Meio Ambiente em Rio Branco

Ação da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio

Parceria de sucesso fortalece prevenção às doenças renais e amplia cuidado à população de Rio Branco

A parceria tem como principal objetivo qualificar a Atenção Primária à Saúde para

Prefeitura fortalece artesanato local e amplia oportunidades para pequenos empreendedores com o Contrata Mais Rio Branco

Iniciativa da Prefeitura aproxima artesãos das compras públicas e valoriza produtos locais

Prefeitura de Rio Branco anuncia intervenção para melhorar abastecimento de água na Vila Jorge Kalume

Após anos de dificuldades enfrentadas pela comunidade, Saerb apresenta solução definitiva para ampliar