No último sábado, 25 de outubro, uma comitiva da Prefeitura de Rio Branco esteve em Porto Velho (RO) para conhecer o projeto “Pintando a Liberdade”, desenvolvido pelo sistema prisional rondoniense com foco na reintegração social de pessoas privadas de liberdade, por meio da produção de materiais esportivos. A visita aconteceu no Complexo Penitenciário Pandinha, localizado na capital rondoniense, e marcou o início de uma articulação para trazer o modelo para o Acre.
Participaram da visita o secretário municipal de Esportes, Jhon Douglas, e o vereador Márcio Mustafa, líder do prefeito Tião Bocalom, na Câmara Municipal. Eles foram recebidos por autoridades do governo de Rondônia, entre elas o secretário da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcus Castelo Branco Alves Semeraro Rito, o coordenador do projeto, Elias Rodrigues da Silva, o diretor-geral da Penitenciária de Médio Porte, Francisco Kleber Maia, e o superintendente de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior, responsável por promover a aproximação entre as secretarias dos dois estados.
Durante a visita técnica, os representantes acreanos conheceram as etapas de produção artesanal e industrial realizadas dentro do presídio. O projeto envolve detentos capacitados na confecção de bolas, redes e uniformes esportivos completos, utilizados em modalidades como futebol de campo, society e futsal. As oficinas utilizam o método de sublimação, processo que transfere a arte impressa para o tecido por meio do calor, garantindo qualidade e durabilidade ao material. Além do aprendizado técnico, o trabalho oferece aos reeducandos qualificação profissional, remição de pena e oportunidade de geração de renda — pilares que fazem do Pintando a Liberdade uma referência nacional em políticas públicas de ressocialização.
De acordo com o secretário Jhon Douglas, a proposta da visita foi compreender em detalhes o funcionamento do projeto e identificar meios de implementá-lo em Rio Branco, em cooperação com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) e com apoio de parlamentares que possam destinar recursos para sua estruturação.
“Nós estamos aqui visitando o complexo com as bolinhas do projeto Pintando a Liberdade. Agradeço ao nosso amigo Rodrigues e ao diretor da unidade, que nos receberam e mostraram como tudo funciona. O vereador trouxe essa ideia e agora vamos para os próximos passos. Muita coisa boa vem por aí!”, afirmou o secretário.
Ele também destacou o apoio do prefeito Tião Bocalom e o acolhimento da equipe da Sejusp de Rondônia.
“Agradeço ao prefeito Tião Bocalom, que tem acreditado nos nossos projetos, à Sejusp de Rondônia, que proporcionou nossa vinda, à direção do presídio e ao coordenador Rodrigues. É um projeto que inspira e que tem tudo para transformar vidas também no Acre”, completou.
Idealizador da visita, o vereador Márcio Mustafa ressaltou a importância do projeto para o processo de ressocialização e destacou a visão humanitária da proposta.
“Esse projeto é maravilhoso. Os apenados trabalham fazendo bolas, redes e uniformes completos de futebol. Vamos trabalhar para que Rio Branco consiga aderir ao Pintando a Liberdade. Viemos entender de perto o grandioso trabalho que é desenvolvido aqui. Agradeço a Deus por essa oportunidade e ao secretário Jhon Douglas. Estamos juntos, e tenho certeza de que Rio Branco vai crescer muito com isso”, declarou o parlamentar.
O superintendente de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior, elogiou a disposição da equipe acreana em buscar soluções inovadoras e destacou a importância da integração entre os dois estados. Para ele, a troca de experiências fortalece políticas públicas que unem cidadania, trabalho e capacitação.
“É gratificante ver o Acre olhando para experiências que deram certo em outros estados. Essa integração entre esporte, cidadania e sistema prisional é o caminho para um futuro mais humano e inclusivo”, afirmou.
O projeto “Pintando a Liberdade” é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Rondônia (Sejusp), com apoio de parceiros locais. Desde sua criação, vem sendo reconhecido como um modelo de gestão social e produtiva dentro do sistema penitenciário, unindo trabalho, disciplina e esporte. Os produtos confeccionados no presídio são utilizados em programas sociais, escolas e torneios esportivos em todo o estado, além de servir como exemplo de reintegração e dignidade.
Com base no que foi apresentado em Porto Velho, a equipe de Rio Branco deve iniciar, nos próximos meses, reuniões técnicas com o IAPEN e com parlamentares federais e estaduais para viabilizar o financiamento e a estruturação do projeto no Acre. A expectativa é que, após a fase de planejamento, a capital acreana possa inaugurar seu próprio núcleo do Pintando a Liberdade.
“A gente sai daqui com muitas ideias, com a certeza de que o esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social. É sobre dar oportunidade, ensinar um ofício e resgatar a dignidade das pessoas. É esse o caminho que queremos seguir”, concluiu o secretário Jhon Douglas.



