Logo da Prefeitura

Rio Branco mantém 2º melhor Ideb entre as capitais e alcança nota 8,7 no ensino fundamental

Resultado de 2025 coloca a capital acreana atrás apenas de Curitiba e Teresina

Por 

|

às

Compartilhe:

Rio Branco manteve a segunda melhor nota entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025 para os anos iniciais do ensino fundamental. O resultado, divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (5), mostra que o município alcançou nota 8,7, superando o desempenho registrado em 2023, quando obteve 6,4.

IDEB ARQUIVO 1
“Rio Branco mantém segunda melhor nota entre as capitais brasileiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2025 (Foto: arquivo/Secom)

Os números são referentes à avaliação realizada em 2025, durante a gestão do prefeito Tião Bocalom. Na época da aplicação e condução das ações da rede municipal de ensino, o então vice-prefeito Alysson Bestene ocupava o cargo de secretário municipal de Educação. À frente de Rio Branco aparecem apenas Curitiba e Teresina.

Investimentos Educacao MA 31.07 4
“Estamos bem felizes. Essa é uma conquista da gestão do prefeito, da Secretaria Municipal de Educação e de toda a equipe, sobretudo dos professores”, afirmou Kelce Nayra (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A atual secretária municipal de Educação, Kelce Nayra Paes, comemorou o resultado e atribuiu o desempenho ao trabalho conjunto da gestão municipal, das equipes escolares e, principalmente, dos professores.

“Estamos bem felizes. Essa é uma conquista da gestão do prefeito, da Secretaria Municipal de Educação e de toda a equipe, sobretudo dos professores”, afirmou.

A secretária destacou ainda que, embora a avaliação seja aplicada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, o resultado é reflexo de um trabalho desenvolvido desde os primeiros anos da vida escolar.

“O Ideb é feito com as crianças do 5º ano, mas nós vimos trabalhando desde sempre para atingir esse resultado. Agora, vamos em busca do primeiro lugar”, declarou.

Investimentos Educacao MA 31.07 12
“Ficamos atrás apenas de cidades grandes, como Curitiba e Teresina. Estamos orgulhosos pelo resultado e enfatizamos que queremos, agora, o primeiro lugar”, afirmou o prefeito Alysson Bestene (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O atual prefeito, Alysson Bestene, também comemorou o desempenho alcançado por Rio Branco e ressaltou o desafio de buscar a liderança nacional entre as capitais.

“Ficamos atrás apenas de cidades grandes, como Curitiba e Teresina. Estamos orgulhosos pelo resultado e enfatizamos que queremos, agora, o primeiro lugar. Por isso, teremos muito trabalho”, afirmou.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no país e combina o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais com as taxas de aprovação escolar.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura alerta para aumento de casos de Covid-19 e reforça orientações à população

Município registrou aumento de 19 para 63 casos de Covid-19 confirmados entre as

Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais de Rio Branco fortalece articulação e encaminha novas ações de proteção animal na capital

6ª Reunião Ordinária reuniu poder público e sociedade civil para discutir atendimento veterinário,

COMUNICADO OFICIAL

Prefeitura de Rio Branco recebe estrutura para novo espaço de apoio a motoristas e entregadores

Espaço oferece estrutura para descanso, alimentação e convivência dos trabalhadores

Prefeitura de Rio Branco divulga novas datas para sorteio de espaços públicos do Horto Florestal

Inscrições serão realizadas de 24 a 26 de agosto, e sorteio acontece no