Logo da Prefeitura

Água na Transacreana

Prefeitura de Rio Branco amplia abastecimento de água potável na Transacreana durante estiagem

Ação coordenada pela Defesa Civil Municipal atende cerca de 300 famílias somente na Vila Manuel Marques; decreto de emergência tem validade de 180 dias

Por 

|

às

Compartilhe:

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, intensificou o abastecimento de água potável às comunidades rurais da região da Transacreana afetadas pela estiagem. A ação busca garantir atendimento às famílias que enfrentam a redução dos níveis de açudes, poços e outras fontes utilizadas para consumo e para as atividades do dia a dia.

Somente na comunidade Vila Manoel Marques, aproximadamente 300 famílias são beneficiadas com o fornecimento de água potável. O atendimento ocorre regularmente, com caminhões-pipa distribuídos em diferentes rotas para alcançar as comunidades localizadas ao longo da Transacreana.

De acordo com o tenente-coronel José Glácio, da Defesa Civil Municipal, o abastecimento na região ocorre às terças e quintas-feiras e contempla localidades situadas entre os quilômetros 2 e 58 da estrada.

Abastecimento de agua potavel 2
“Neste momento, estamos abastecendo a Vila Manuel Marques, enquanto outros seis a oito caminhões seguem diferentes rotas para atender outras comunidades”, explicou José. (Foto: Ana Melo/Secom)

“Nesse momento, nós estamos abastecendo as comunidades da Vila Manuel Marques, mas temos vários outros caminhões, aproximadamente seis a oito, cada um com sua rota e seu destino, fazendo o abastecimento de água nessas comunidades”, explicou.

Segundo José Glácio, a Vila Manoel Marques está entre as localidades mais afetadas pela estiagem. Com o avanço do período seco, açudes, poços e outras fontes de abastecimento têm seus níveis reduzidos, aumentando a necessidade do atendimento emergencial.

“Só aqui na comunidade de Manoel Marques, aproximadamente 300 famílias são atendidas. Praticamente todos os ramais são abastecidos, porque é um local onde há um dos maiores índices de pessoas atingidas pela estiagem. Os poços e açudes chegam a secar. Então, a Defesa Civil, através da Prefeitura, realiza esses abastecimentos”, destacou.

Água potável

Para quem vive na região, a chegada dos caminhões-pipa representa segurança e qualidade de vida durante um dos períodos mais críticos do ano.

Rosiane Vieira, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da comunidade Nova Esperança, explica que muitas famílias enfrentam dificuldades para encontrar fontes de água adequadas ao consumo humano.

“A importância é gigantesca, porque aqui nós não temos água de jeito nenhum. Aqui é açude, só que nessa época os açudes também secam, e são poucos açudes que têm aqui. Também existem lugares onde a água dos poços é salobra e não serve para o uso humano”, relatou.

ROSIANE Abastecimento de agua potavel 11
“A importância é enorme, pois a comunidade não tem acesso à água potável. Nesta época, os açudes secam e, em alguns locais, a água dos poços é salobra e imprópria para o consumo”, relatou Rosiane. (Foto: Ana Melo/Secom)

A associação também auxilia na identificação e no cadastro das famílias que necessitam do abastecimento, contribuindo para que o atendimento seja direcionado às áreas de maior necessidade.

“A gente faz um cadastro dessas famílias e vê a necessidade. Imagina um produtor ou um morador não ter água para chegar do trabalho, não ter água para beber. A importância dessa água é extrema necessidade. É uma água potável, que eles mandam para a gente, uma água para o ser humano beber”, afirmou.

Rosiane também ressaltou a importância da atuação conjunta do Município e da Defesa Civil no atendimento às comunidades.
“Esse trabalho vem sendo feito pela Prefeitura junto com a Defesa Civil e é muito importante para nós”, acrescentou.

Decreto emergencial

A intensificação das ações ocorre após a Prefeitura de Rio Branco declarar situação de emergência em razão da estiagem que afeta o município.

O decreto, assinado pelo prefeito Alysson Bestene e publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (11), estabelece vigência de 180 dias e poderá ser prorrogado caso persistam as condições que motivaram a medida.

Segundo o prefeito, o decreto permitirá ampliar e agilizar as ações destinadas às comunidades mais afetadas pela falta de água.

Infraestrutura na regional Floresta 18
“Primeiro, decretamos situação de alerta devido à estiagem. Com o agravamento do cenário ao longo da semana, foi necessário adotar o decreto emergencial”, explicou o prefeito. (Foto: Samuel Moura/Secom)

“Primeiro a gente lançou o decreto de alerta, alertando que é um período em que precisamos ter atenção com relação à estiagem, que tem se intensificado por conta desse fenômeno das mudanças climáticas. De fato, percebemos que, ao longo da semana, a situação se intensificou e foi necessário fazer esse decreto emergencial”, explicou o prefeito.

O prefeito ressaltou ainda que a redução dos níveis de igarapés e rios interfere diretamente na captação de água e exige uma resposta mais rápida do poder público.

“Isso tem dificultado a captação de água e a nossa necessidade de fazer a operação de forma mais célere em relação aos carros-pipa. O decreto vai possibilitar ampliar essas frentes de serviço, podendo ajudar as pessoas em primeiro lugar e chegando com esse benefício, com a água, esse bem precioso para a saúde pública”, afirmou.

Atendimento rural

Com a operação, a Defesa Civil Municipal mantém equipes mobilizadas para levar água potável às localidades onde os impactos da estiagem são mais severos. Os caminhões-pipa seguem rotas previamente estabelecidas, permitindo ampliar o alcance do atendimento nas comunidades rurais da Transacreana.

Para Fernanda Souza, moradora da região, o abastecimento é fundamental durante o período de verão, quando a disponibilidade de água diminui consideravelmente.

FERNANDA Abastecimento de agua potavel 1
“É muito importante a água chegar à nossa comunidade, principalmente durante o verão, quando enfrentamos a falta de abastecimento. A água é um direito básico e essencial para todos”, afirmou Fernanda. (Foto: Ana Melo/Secom)

“Eu acho muito importante a água chegar até a nossa comunidade, porque esse verão é muito forte. Todo verão, na verdade, a gente fica sem água. É muito importante porque é um dos direitos básicos que a gente tem, que é a água, o saneamento, a educação e muitos outros”, afirmou.

Fernanda também agradeceu a atenção destinada às famílias que vivem na zona rural. “Para a gente é um privilégio. Graças a Deus que a Prefeitura vem tendo essa atenção com a gente”, disse.

A Prefeitura de Rio Branco segue com o abastecimento emergencial de água potável, priorizando as localidades mais afetadas pela estiagem e reforçando as ações para garantir assistência às famílias da zona rural durante o período de seca.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco apresenta avanços e perspectivas para ampliar saneamento básico na capital

Saerb participa de debate promovido pelo TCE-AC sobre os benefícios econômicos e sociais

Prefeitura de Rio Branco promove workshop sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Ação promovida pelo Saerb integra a programação alusiva ao Agosto Lilás e busca

Caramelinho é eleito mascote da Zoonoses durante encerramento da Expoacre 2026

Com mais de 900 votos, novo mascote será porta-voz das ações de prevenção,

Prefeitura encerra participação na Expoacre 2026 com programação cultural e valorização de projetos sociais

Apresentações de capoeira, carimbó e música movimentaram o complexo municipal e mostraram ao

Última noite da Expoacre termina com novos lares e histórias que começam com um gesto de amor

Durante a Expoacre 2026, famílias e visitantes puderam conhecer os animais disponíveis para