Prefeitura promove ação do setembro amarelo para usuários do Restaurante Popular

Setembro Amarelo é dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental (Foto: Assecom)

Com o intuito de promover conscientização sobre saúde mental, a terceira edição do “Projeto Roda de Conversa”, realizado nesta terça-feira (26), pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), trouxe a campanha Setembro Amarelo para o espaço do Restaurante Popular.

Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre depressão e saúde mental, bem como receber informações de onde e como buscar ajuda.

A unidade, conhecida por proporcionar refeições saudáveis a preço acessível, agora também é palco de diálogos construtivos, dinâmicas interativas e informações sobre saúde, nutrição e qualidade de vida.

Idealizadora do projeto, Márcia Andreatto, coordenadora do Restaurante Popular, deu calorosas boas-vindas ao público presente, os conduzindo por uma jornada de diálogo e informação, mediando as discussões e interações ao longo do encontro.

“O Restaurante Popular hoje está indo muito além das refeições. Estamos ofertando humanização e dignidade, acolhendo com amor, prestando assistência e levando conhecimento para que tenham mais qualidade de vida. Pensamos este projeto para fazer a diferença na vida dos nossos usuários, que são idosos em sua maioria”, disse.

Durante toda a manhã, a empenhada equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou serviços de saúde, incluindo, aferição de pressão e glicemia, massagem laboral e vacinas contra Covid e Influenza.

Os participantes ainda compartilharam um agradável lanche com bolo, biscoitos, café, leite e suco, promovendo momentos de descontração e convívio.

A ação contou com a presença dos vereadores Lene Petecão e Arnaldo Barros, que demonstraram o reconhecimento das iniciativas promovidas pelo Restaurante Popular José Marques de Souza em benefício da comunidade e que impactam positivamente a vida dos cidadãos.

A terceira edição do “Projeto Roda de Conversas” mais uma vez cumpriu seu objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o cuidado com a saúde mental e o bem estar.

O Restaurante Popular está localizado na Rua Oswald de Andrade 184, no bairro Sobral. Está aberto ao público no almoço, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h e fornece diariamente cerca 550 refeições. O valor da refeição é de R$ 2. A instituição é administrada pela SASDH.