Cidade limpa, população saudável. Esse é o objetivo da Prefeitura de Rio Branco com os mutirões de limpeza na capital. Nesta sexta-feira (22), a concentração de homens e máquinas foi nos bairros Recanto dos Buritis e Santo Afonso com mais de trezentos homens trabalhando na limpeza do local. A medida previne queimadas urbanas e a proliferação de larvas do mosquito da dengue no inverno que se aproxima.
“Essa limpeza a gente está fazendo desde quando entramos na prefeitura. O projeto era limpar a cidade, porque quando pegamos a prefeitura os casos de dengue tinham explodido. Era uma cidade muito suja. Graças a Deus hoje a dengue praticamente foi embora. É muito pouca a incidência e a cidade está limpa”, ressalta o prefeito Tião Bocalom.
A previsão é de que, até o final de outubro, os 230 bairros da cidade sejam alcançados pelo mutirão de limpeza. O prefeito também lembrou da redução da incidência de queimadas urbanas durante o verão amazônico por conta dessa ação.
“Nunca vi Rio Branco no mês de agosto sem fumaça igual nós vimos esse ano, porque realmente as pessoas limpavam o seu quintal, botavam o seu lixo no lado de fora e a prefeitura levava embora. Acabamos com aquela história de mutirão de verão, operação verão, agora é operação 365 dias, e isso é que está fazendo com que a cidade fique cada dia mais limpa, mais bonita, mais organizada e, é claro, mais saúde, sem fumaça, sem dengue. Estou muito feliz com esse tipo de trabalho que a gente está fazendo.”
O aposentado Nerilson Andrade, morador do bairro, sabe da relevância desse serviço. “Quando chega o inverno, o mato toma conta de tudo aí e fica mais difícil o acesso. Mas agora não, vocês estão limpando aí está ficando melhor. A gente precisa realmente da prefeitura nos bairros mesmo fazendo esse trabalho”, diz.
No Recanto dos Buritis, a Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI) está fazendo limpeza e drenagem no esgoto para acabar com os transtornos. “Estamos aqui fazendo esse mutirão também de limpeza, de drenagem e também da parte de esgoto, o prefeito reforçou as equipes também contratando novos tatuzões que não tínhamos na prefeitura. Agora nós podemos avançar bastante. Só pra se ter uma ideia, só no mês passado nós fizemos mais de 614 atendimentos desse tipo de ação. Agora, avançamos em todas as regionais e bairros da cidade.”
A ação está sendo aprovada pelos moradores, como o comerciante Divino Braz da Silva. “A prefeitura está de parabéns, está prestando um serviço de qualidade e fazendo um bom serviço.”