Prefeitura investe em inovações tecnológicas para a rede municipal de Educação

Treinamento busca conhecimento para que as informações sejam multiplicadas para capacitar professores (Foto: Assecom)

Investir em inovações tecnológicas para melhorar ainda mais a qualidade do ensino na rede municipal de Educação tem sido um dos objetivos da Prefeitura de Rio Branco, tanto por meio da aquisição de equipamentos modernos, quanto pela capacitação técnica dos servidores.

Exemplo disso, foi a participação do secretário municipal adjunto de Educação, Paulo Machado, e membros da equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) no treinamento das novas ferramentas do Google for Education (para a Educação), no Multicamp Pedagógico, ocorrido em São Paulo no final da semana passada, além de uma visita técnica à sede da Samsung no Brasil.

“Foram três dias de intensa agenda. São muitas novidades no campo da tecnologia da educação. Pudemos conhecer as instalações da melhor plataforma digital que a Samsung nos oferece e também verificar o funcionamento da robótica. São todas essas inovações que a prefeitura está trazendo para a educação de Rio Branco. É muito interessante, muito importante essa atualização no sistema de educação digital”, enfatizou.

Para o gestor, a partir do treinamento será possível reproduzir o novo sistema educacional que, segundo ele, está revolucionando a educação no mundo.

“Em especial para nós, aqui em Rio Branco onde estamos oferecendo uma educação de qualidade, educação de primeiro mundo. Esse é o grande desafio da atual gestão que está fazendo todos os investimentos possíveis e necessários para que tenhamos uma um serviço educacional cada vez melhor”, pontuou.

O secretário adjunto informou ainda que o Município está investindo e já vão estar disponíveis nas escolas nos próximos dias, os Chromebooks que são laptops removíveis, e tablets com o ChromeOS, um sistema operacional rápido, inteligente e seguro.

“Nós adquirimos com a finalidade de levar para as crianças para que possam desenvolver uma habilidade extraordinária na área da educação. É coisa fantástica e cada escola do Ensino Fundamental receberá um equipamento como esse que é um rack aonde estarão assim dispostos todos os chromebooks com roteadores e as crianças vão ter acesso a essa tecnologia de primeiro mundo”, comemorou.

Além da oportunidade de aprofundar as relações com a plataforma inteligente cujo conteúdo educacional será indispensável para que a ferramenta seja utilizada na escolas municipais, o treinamento foi também momento de buscar conhecimento para que as informações sejam multiplicadas para capacitar professores.

“Estamos fazendo todos os investimentos possíveis em novas ferramentas que serão inevitavelmente o diferencial da educação municipal na Região Norte, para que nossas crianças tenham a melhor educação do Brasil, educação de primeiro mundo”, concluiu Paulo Machado.