A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou no último sábado (15) mais uma edição do programa Saúde Itinerante Terrestre Rural. As ações de saúde foram na Escola Ena de Paula, estrada AC-90 Km 07, Projeto Moreno Maia, ramal Raimundo Otávio, Km 25 e na USF Elvira Cruz Braga, AC 90, Km 14, Projeto de Assentamento Cajazeira.
O programa tem o objetivo de promover ações de saúde para as pessoas que moram nos lugares mais afastados do centro urbano e, por consequência, têm dificuldade ao acesso às unidades de saúde da rede de atenção primária. Com esta finalidade, a gestão do prefeito Tião Bocalom, tem propiciado uma saúde mais humanizada com a mobilização de uma grande equipe para atender as comunidades, independentemente das dificuldades encontradas.
Foram ofertados consultas médicas e de enfermagem, odontologia, PCCU, pré-natal, imunização, atualização da caderneta de vacinação, acompanhamento de hipertensos, diabéticos e testes rápidos (HIV, Sífilis, HB, HC) e atendimento odontológico.
“O projeto tem dado certo e alcançado bons resultados na atenção primária. Por determinação do prefeito e da secretária de saúde, estamos intensificando as ações de promoção e prevenção à saúde nas comunidades mais distantes da cidade”, disse Rejane Almeida, coordenadora do Itinerante Terrestre Rural.