
Em homenagem aos 100 anos do Rotary Clube no Brasil, a Assembleia Legislativa do Acre homenageou os rotarianos em uma sessão solene. No Acre, a associação tem quatro casas da amizade.
A instituição desenvolve, em todo o estado, relevante serviço à sociedade acreana na área de saúde, educação e meio ambiente, com foco na sustentabilidade. No Acre são mais de 100 associados.

“A gente vem fazendo bastante ações na educação, meio ambiente, com foco no aleitamento materno e a causa animal que é muito importante. Existem muitas ações na comunidade”, explicou a presidente do Rotary Clube Senador Guiomard, Tainá Santos.
Representantes das secretarias de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Rio Branco, participaram da solenidade. Na capital acreana, o Rotary Clube tem realizado atividades, em parceria com a prefeitura da capital, nos serviços de assistência, formação e saúde.

A diretora de Vigilância em Saúde, Carolina Sabino, informou que o Ministério da Saúde (MS) lançou um plano de eliminação da hepatite C até 2030 e que o Rotary é um grande parceiro nisso, pelo fato dele poder chegar aonde não conseguimos chegar muitas vezes.
“Vamos ampliar as nossas estratégias. Por isso temos o apoio do Rotary na execução das estratégias para a eliminação da hepatite C, redução da hepatite B e também para a poliomielite que eles têm apoiado, principalmente agora, que se encontra no cenário preocupante por ter tido casos de pólio no Peru de uma cepa mutante. A gente tem que afinar essas estratégias com o Rotary que é esse grande parceiro.”

A secretária de Assistências Social do município Suellen Araújo, representou o prefeito Tião Bocalom na solenidade. Na ocasião, ela falou da mão amiga que é o Rotary Clube nos serviços de assistência social do município.
“A assistência social tem que ser feita a várias mãos fortes e firmes, que conheça a política, interaja, que de fato essa assistência chegue às pessoas que precisam. Nós temos uma gestão que quer dar dignidade, respeito à essas pessoas. É mais uma parceira que está sempre conosco nas enxurradas, nas alagações, nas nossas casas de passagem, nossos abrigos, nas nossas casas de acolhimento. De fato é uma entidade que é parceira e que faz o trabalho acontecer e que os fortalece enquanto gestão.”
Para os rotarianos, a homenagem e reconhecimento, ajudam a fortalecer a instituição.
“Isso é muito importante, pois o Rotary tem mais visibilidade e a gente pode chamar e trazer mais pessoas para o Rotary, né? Porque só uma pessoa não consegue fazer o que o todos nós juntos conseguimos fazer”, disse Tainá.
Ao final da solenidade o Rotary destinou 6 mil kits de testes rápidos para hepatite B e C à Prefeitura de Rio Branco.