
A revitalização das escadarias do portos de catraia nos bairros Cadeia Velha, 6 de Agosto, Quinze e Aeroporto Velho, trouxe segurança para os usuários e para os pilotos dos barcos. São mais de cinquenta metros de escadarias que encurtam caminhos de um bairro a outro. A obra foi feita pela Secretaria de Cuidados com a Cidade (SMCCI). Em alguns portos, a obra teve que iniciar do zero.
“Não existia algumas delas. Na realidade, a gente tinha que fazer tudo de novo, porque foram feitas há muitos anos e não estavam recebendo a devida manutenção. Já estavam bem deterioradas. O prefeito, se sensibilizando com essa situação, determinou que nós fizéssemos a reconstrução das que tínhamos”, explica o secretário Joabe Lira.

O prefeito Tião Bocalom visitou as obras de construção e revitalização das escadarias, onde falou com os usuários do serviço e os catraieiros. Ele mesmo fez questão de registrar tudo.
“Nós estamos chegando aqui para andar de catraia, estou sabendo que a senhora tem uma história bonita, formou um filho na faculdade, com dinheiro de catraieira e que a senhora é campeã e já ganhou medalha concorrendo aqui. A dona Rosa não gosta de falar muito, mas gosta de trabalhar muito”, disse o prefeito para a catraieira.
A travessia de catraia pelo rio Acre é uma tradição centenária. A construção das escadarias, além de manter a tradição, encurta caminhos e dá dignidade aos usuários.
“Essa que sai aqui do Quinze e vai para o Aeroporto Velho, se você for dar uma volta de carro, vai demorar mais de meia hora. Agora, imagina para as pessoas que não têm carro, que vai ter que ir a pé? É uma redução de tempo muito grande, para eles é importante demais. Quem tem que ir de um lado para o outro é fundamental, não só aqui como no mercado”, explicou o gestor de Rio Branco.
O prefeito parabenizou todas as equipes da Secretaria de Cuidados com a Cidade, como também o secretário Joabe Lira. Bocalom destaca que eram os próprios catraieiros que, antes, arrumavam as escadarias.
“Graças a Deus que nós estamos cuidando de tudo, porque o nosso negócio é cuidar de gente, né? E isso daqui, é dar dignidade para as pessoas”.
Antônio Viana é um dos catraieiros mais antigos na travessia do rio. Ele melhor do que ninguém sabe da importância da obra.
“Nossas escadas estão saindo como você está vendo aí. Agora vão colocar as placas para gente pra divulgar o nosso trabalho. É uma coisa que estava se acabando e o prefeito e o Joabe Lira estão dando vida aos catraieiros de novo”, comemora.