
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), tem avançado, dia após dia, na limpeza do igarapé São Francisco. Nesta segunda-feira (14), os trabalhos se concentraram no trecho próximo à avenida Antônio da Rocha Viana. A limpeza é realizada tanto das margens, quanto do leito do igarapé.
O acesso para chegar até a margem do igarapé, é muito difícil, tanto para os trabalhadores, como para a equipe que registrou o serviço que está sendo realizado pelos trabalhadores dentro da mata.
Nos trechos onde a máquina não consegue chegar, a remoção dos entulhos é feita por meio de um barco. O risco é grande, mas a limpeza é necessária.
Os galhos que estão a margem do igarapé, pecisam ser cortados para quando vier a próxima enxurrada, levar e evitar o acúmulo de lixo.
“O objetivo do corte desses galhos, desses troncos de árvores aqui no igarapé São Francisco, é para evitar o acúmulo de lixo, porque como eles estão aqui no meio do igarapé, eles seguram o entulho, segura o lixo, tudo que vier lá de cima, eles estão segurando. O corte é para quando vier a próxima chuva, arrastar eles em pequeno pedaços”, explicou o coordenador de serviços da SMCCI, Ylter Holanda.
Parte dos troncos é levado até às margens do igarapé por barco. O que puder ser arrastado para a margem a equipe arrasta e de lá o entulho é levado para o caminhão. Até o momento já foram retiradas cerca de cem tonaledas de lixo do leito do igarapé São Francisco.