Cerca de oito mil procedimentos já foram realizados pelo Programa Produzindo Sorriso em Rio Branco

Serão oito veículos totalmente equipados para os procedimentos odontológicos (Foto: Assecom)

Um programa inovador implantado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Produzindo Sorriso vem se tornando um diferencial na gestão obtendo resultados positivos para a comunidade.

Até o momento três vans odontológicas atendem o programa desde o início do mês de junho de 2023. Segundo a secretária municipal de Saúde Sheila Andrade, a gestão já alocou mais cinco vans, totalizando oito veículos totalmente equipados para os procedimentos odontológicos.

Nesta semana os atendimentos estão acontecendo na Urap Francisco Bacurau, no Bairro Vila Albert Sampaio, de segunda a sexta-feira, no período manhã e a tarde com os mais diversos procedemos odontológicos:

• Orientação de higiene bucal;
  • Aplicação tópica de flúor;
  • Profilaxia/Remoção de placa bacteriana;
  • Raspagem, alisamento e polimento supra gengival/subgengival;
  • Restauração de dente decíduo e permanente com resina composta;
  • Exodontia de dente decíduo e permanente;
  • Atendimentos de Urgência na Atenção Básica;
  • Curativo de demora com ou sem preparo biodinâmico;
  • Atividades educativas;

Segundo a coordenadora das vans odontológicas Nasilia Dias Pimentel são 36 atendimentos por dia.

“Já atendemos até 20 pacientes ao dia, isso depende da demanda, a forma do paciente ser atendido está sendo de forma livre, por ordem de chegada, claro, obedecendo aos critérios dos atendimentos prioritários, como gestantes, idosos e crianças, mas todo o público é atendido”, disse a coordenadora.

Segundo a secretária Sheila Andrade os veículos são equipados para os mais diversos procedimentos em qualquer lugar propiciando um serviço mais prático e mais cômodo, principalmente para os idosos e crianças.

“A gestão pensou uma forma em ofertar esses atendimentos com mais rapidez e com comodidade para comunidade, isso está sendo muito positivo. Neste momento são três vans, mas até final de agosto estaremos recebendo mais cinco, que irão reforçar ainda mais esses serviços para comunidade”, disse.

Sheila, enfatizou a importância do programa e das vans odontológicas na gestão do prefeito de Rio Branco. Segundo ela, em menos de dois meses, já foram 9 serviços ofertados em lugares diferentes, totalizando 7.336 (sete mil, trezentos e trinta seis) procedimentos odontológicos,  na qual 2.139 (duas mil, cento e trinta e nove) pessoas foram atendidas.

“O programa Produzindo Sorriso tem alcançado resultados satisfatórios. Foi uma aposta da gestão, empregado na saúde que tem dado certo. Isso é um grande passo nos serviços odontológicos na atenção primária de Rio Branco. Estou muito feliz enquanto secretária”, concluiu Sheila.