Prefeitura de Rio Branco realiza Oficina com a Temática Étnico Racial

Atividades de leitura, escrita, artes visuais e artes cênicas foram realizadas (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) realizou uma Oficina com a Temática Étnico Racial (Máscaras Africanas, Bonecas Abayomi e Contação de Histórias), para as turmas de pré-escola, 1° ao 5° anos da Escola Francisco de Paula Leite Oiticica.

Em cumprimento ao que trata a Lei 10.639/03 que altera a LDB e inclui o Estudo da Cultura Afro-brasileira e Africana no Currículo Único do Estado do Acre.

De acordo com a gestora Maria Antônia foi  um momento de aprendizagem.

“Aprendemos de forma reflexiva, criativa e prazerosa. Criando oportunidades para o conhecimento da trajetória histórica do povo negro brasileiro na construção de sua cidadania plena.”

Dando seguimento a programação, a Escola Bom Jesus desenvolveu no período de 07 de julho a 04 de agosto o projeto “Terezas do Brasil”.  O qual teve como finalidade reconhecer o protagonismo da mulher negra na formação da sociedade brasileira, através de uma metodologia de ensino com abordagem dos conteúdos de forma crítica e participativa.

O projeto faz alusão ao dia internacional da Mulher Negra, bem como homenageia Tereza de Benguela – líder quilombola do século XVIII – com o desenvolvimento de atividades interdisciplinar.

A culminância foi realizada com atividades de leitura, escrita, artes visuais e artes cênicas.

Para a gestora Irismar Fernandes, a temática Étnico Racial deve ser tratada de forma positivada, com ações que visem a construção de valores e o respeito à cultura afro-brasileira e Africana.