Ir para o conteúdo

Prefeitura monitora queimadas e alerta sobre as sanções previstas na Legislação Ambiental

Semeia realiza monitoramento da ocorrência de queimadas (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

Com o auxílio de drones, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) está realizando o monitoramento da ocorrência de queimadas no município de Rio Branco. A ação faz parte do Plano de Controle de Queimadas Urbanas da Prefeitura para o ano de 2023.

Por meio do equipamento, além de visualizar a dimensão da área afetada, com o geoprocessamento dos dados, é possível identificar o proprietário do terreno incendiado, como este localizado às margens da estrada de Porto Acre, nos primeiros quilômetros da rodovia, ainda no perímetro urbano de Rio Branco.

No local ainda havia fumaça pela manhã. Foram horas de fogo durante a noite desta quarta-feira, que consumiu uma área de 04 hectares.

“Nossos fiscais estão dia e noite. Para se ter uma ideia, ontem estávamos aqui com nossos fiscais que ficam impossibilitados de fazer algum tipo de ação diante do fogo tão alto que aconteceu aqui. Eles estavam junto e não vão pensar que vai ficar despercebido algum tipo de queimada porque as pessoas vão sofrer as punições” , explica Carlos Nasserala, secretário municipal de Meio Ambiente.

O secretário disse ainda que este ano já foram registradas pela Semeia 281 denúncias de queimadas. Destas, 131 ocorreram somente no mês de julho. Ele afirma que há uma tendência de que as ocorrências aumentem nos próximos meses, até enquanto durar o período de estiagem.

Agosto e setembro são considerados os meses mais secos do ano e será também o período em que serão intensificadas as ações de prevenção e fiscalização, previstas no Plano de Combate às Queimadas Urbanas, pelos órgãos de controle ambiental para evitar situações como essa.

“É um verdadeiro crime ambiental. Diante do fato, resta agora, neste caso, tomar as medidas cabíveis dentro da lei para punir os infratores. As sanções para este tipo de caso são administrativas, civil e até criminal. Estamos com o pessoal da educação ambiental visitando escolas, visitando bairros, fazendo blitz na cidade, comunicando para evitar esse tipo de incêndio dentro da nossa cidade”, alerta Nasserala.

Para denunciar a ocorrência de queimadas e incêndios urbanos, o telefone de contato é 3228 5765 ou pelo email: dca.semeia@riobranco.ac.gov.br

Outras notícias...