
Os Jogos do instituto federal do Acre reúne 10 modalidades esportivas: Atletismo, basquete, futsal, Jiu-Jitsu e natação. São 350 estudantes dos campi Rio Branco, Sena Madureira, Tarauaca, xapuri, Cruzeiro do Sul que vão competir até o dia 3 de agosto.
“Momentos como esse, eles se refletem numa grande confraternização, o espírito de competição, o espírito esportivo, mas o que fica para os nossos atletas quando eles voltam para casa, é a grande festa de união”, afirmou a reitora Rosana Cavalcante.
A reitora lembrou que o Ifac é uma grande rede existente em cada uma das regionais do estado.
“É um momento que muitos deles, é a primeira vez que sai do município, então quando eles encontram outro colega neste espaço, é um momento que eles tem de se confraternizar.”
As disputas serão realizadas nos campus de Rio Branco, no bairro Xavier Maia, na Baixada do Sol, localizado na estrada Transacreana e na Ufac. As equipes participaram de uma seletiva em seus municípios para participarem da competição.
“Pra mim é uma honra participar, pois o IFAC proporciona vários momentos e o IFAC tá aí pra deixar a gente cada vez mais acima do patamar das outras escolas” disse a estudante, Sarah Croter.
Os jogos do Ifac são uma seletiva para a etapa nacional dos Jogos da Rede Federal. A cerimônia de abertura dos jogos foi no Campi Baixada do Sol, as delegações apresentaram seus atletas e fizeram o juramento para a realização de um evento com lealdade e competitividade. Além dos atletas, participaram da abertura dos jogos autoridades como o secretário de esporte e ex- atleta Carlão Gouveia, o Carlão do vôlei, e o prefeito Tião Bocalom.
“Eu acho que o esporte consegue ter essa penetração em todas as camadas, eu tiro por experiência própria, o esporte mudou completamente toda a minha vida, me deu uma família, me deu educação, saúde, até hoje, apesar de ter sido um atleta de alta competição, de ter treinado muito, continuo praticando esporte, ele é fundamental na minha vida”, frisou o secretário de esporte Carlos Gouveia.
Segundo a reitora, a prefeitura está sendo uma grande parceira no apoio logístico do evento, desde a recuperação da via de acesso aos locais dos jogos, com pavimentação das vias e sinalização. Além da disponibilidade ônibus e manutenção dos espaços.
“A prefeitura é uma grande parceira, então, todas as nossas ações, de certa forma tem alguma relação com a prefeitura”, enalteceu Rosana.
“A prefeitura de Rio Branco tem sido uma grande parceira do IFAC, e a gente quer continuar sendo, pois eu não tenho dúvida que a educação é o que a gente mais precisa fazer de investimento para ter nossa juventude preparada para cuidar da nossa Rio Branco no futuro. Entao, aqui por exemplo nesses jogos a prefeitura procurou atender ao pedido do Ifac, para construir um abrigo para os alunos que chegam, pra ajudar na sinalização no pátio e aqui no lado de fora em fim. Graças a Deus que estamos tendo uma parceria muito boa, entre prefeitura e IFAC”, concluiu o prefeito de Rio Branco.