
A primeira Feira Ambiental, realizada pelo Centro de Educação Infantil, José Maria Maciel, ocorrido nesse sábado (15), durante toda a manhã foi destinada a toda comunidade escolar e público em geral.
O Tema escolhido foi “Um olhar sensível para o futuro”. O objetivo do evento é reforçar a cidadania ambiental na escola e promover espaços para educação sustentável.
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Nabiha Bestene “A feira é uma oportunidade para se promover educação ambiental dentro da escola fazendo com que dialoguem com a comunidade e discutam o próprio projeto de uma escola sustentável”. Ela destaca ainda que eventos como esse estimulam a conscientização dos alunos.
Como trata-se de um sábado letivo, os alunos fizeram apresentações de conscientização e cuidados com os animais e o meio ambiente.
O objetivo é incentivar a produção de conhecimento por meio do desenvolvimento de projetos que oportunizam a transformação do pensar, fazer e entender a importância de cuidar do ambiente em que vivem, pois é da reciclagem que algumas dessas famílias tiram seu sustento”, explicou Alessandra Hoyos , diretora do CEI.
Durante a Feira foram apresentados produtos decorrentes das ações sustentáveis realizadas na escola sob orientações dos professores, como danças, fotografias, artes feitas com a reciclagem, apresentação musical e artesanatos.
“Gostei muito dessa experiência proporcionada pela escola, e poder ver minha filha recebendo educação ambiental, aprendendo sobre a preservação do solo e cuidado com os animais é muito gratificante”, disse Leandro Maycon, pai de aluna do CEI.
A Diretora da Escola Ambiental (Semeia) Luzimar Oliveira, ressalta que na prática, os alunos aprendem sobre reciclagem e a importância da sustentabilidade na preservação do meio ambiente.