Para fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional no município, um convênio firmado entre a Prefeitura de Rio Branco e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), garantiu a aquisição de novos equipamentos para o Banco de Alimentos.
A entrega simbólica dos itens foi realizada na última quarta-feira (12), pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Suellen Araújo. Dentre os equipamentos adquiridos, destacam-se duas balanças de piso móvel, um fogão industrial de seis bocas, uma coifa em inox, dois bebedouros, seladora, liquidificadores, batedeira e uma lavadora de alta pressão.
“Ao investir na estruturação do Banco de Alimentos, a prefeitura busca garantir o controle eficiente dos estoques para que nenhum alimento em boas condições seja desperdiçado, promovendo o combate à fome e, consequentemente, a redução das desigualdades sociais”, é o que garante a secretária.
Banco de Alimentos de Rio Branco
O Banco de Alimentos de Rio Branco é uma unidade social pública do município, que além de combater o desperdício, atua para garantir o direito à alimentação saudável, reduzindo a fome e a insegurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Serve ainda para realizar o suporte logístico durante a operacionalização de doações de alimentos, fornecendo estrutura, para receber, entregar e transportar alimentos destinados à população em vulnerabilidade social. Também realiza ações de educação nutricional com os beneficiários, objetivando hábitos saudáveis na alimentação.
A unidade também tem o papel de fomentar o desenvolvimento econômico agrícola no cinturão verde da capital, dando apoio aos agricultores por meio do Programa Alimenta Brasil (PAB), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Municipal) ou doações.
O Banco de Alimentos atua em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagro) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).