Para fechar o Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou um dia de ações no Horto Florestal. Idosos de diversos bairros participaram de uma caminhada e outras atividades físicas na manhã desta sexta-feira (30).
O grupo acompanhou palestras da Feira Ecoflores, que ocorre no local, e visitou as barracas. Além disso, pôde interagir com outras pessoas e cuidar da saúde. João Ademir, de 74 anos, avaliou que ficar em casa sem caminhar é pior e pode ser prejudicial nessa idade.
“Se você não caminhar, você fica enferrujado. Então temos que continuar a caminhada para fortalecer os músculos e os nervos. Ficar deitado na cama não resolve nada. Essa é uma atitude louvável da prefeitura, temos que agradecer a Deus”.
A aposentada, Marnilce da Costa, frequenta o Centro de Convivência da Pessoa Idosa no bairro Calafate. Hoje ela participou dessa caminhada. Desde que começou essa mudança de vida disse que conseguiu até um dos objetivos: perder peso. Ela comemorou mais uma ação para poder cuidar da saúde e fazer novos amigos.
“É legal, a gente se diverte muito. Os profissionais interagem com a gente e ainda podemos conhecer novas pessoas, isso é gratificante. É uma nova família que a gente conhece. Quando a gente está junto deles, esquece até dos problemas de dentro de casa”.
Esse foi o objetivo do dia de lazer, tirar os idosos da rotina, mas a campanha do Junho Violeta começou ainda no dia 15, com ações da prefeitura.
“Nossa gestão deu início às atividades na Praça da Revolução, com o Prefeito Tião Bocalom. Hoje a gente está fazendo esse encerramento unindo o útil ao agradável, na feira da Ecoflores e com essa caminhada. Mas a campanha não pode ser só esse mês, porque a violência contra o idoso tem que ser combatida todos os dias”, afirmou a secretaria da SASDH, Suellen Araújo.