Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove formação institucional a conselheiros

Foi promovido um momento de troca de experiências entre os participantes (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) conduziu nessa quarta-feira (28), no auditório do Palácio da Justiça, uma formação institucional com o tema “Fortalecimento Institucional dos Conselhos de Direito do Acre”’ com o objetivo de capacitar seus membros e aprimorar suas habilidades e conhecimentos, bem como estruturar uma logística para seu funcionamento.

O treinamento foi conduzido de forma participativa e interativa, utilizando uma variedade de métodos e técnicas, como mesas temáticas, debates, trabalho em grupo e painéis. Foram promovidos momentos de troca de experiências entre os participantes, facilitando o aprendizado colaborativo e o fortalecimento das redes de atuação.

Os palestrantes, procurador Sammy Barbosa do Ministério Público do Acre e a Andrea Brito do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, levaram questionamentos e reflexões pertinentes ao papel de conselheiros de Direitos, bem como a importância do controle social e o fortalecimento dos movimentos sociais no contexto democrático.

O evento contou com a presença de membros dos Conselhos de Direitos, representantes das gestões Municipais e Estaduais e também representantes dos movimentos sociais.

Vale ressaltar que os Conselhos de Direitos são órgãos fundamentais para a promoção da participação social e a garantia dos direitos e deveres dos cidadãos. No entanto, muitas vezes, esses conselhos enfrentam desafios que comprometem seu pleno funcionamento e eficácia.