Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de Rio Branco anunciou a quitação do auxílio moradia, conhecido como aluguel social, referente ao mês de junho para os beneficiários do programa, atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).
De acordo com a Lei Municipal nº 1.879, de dezembro de 2011, que estabelece o auxílio moradia, o benefício financeiro é concedido para auxiliar no aluguel de uma residência. Atualmente, 337 pessoas em Rio Branco receberam regularmente o benefício em Junho, cujo valor varia de 350 a 600 reais mensais, dependendo de cada situação.
“Nas últimas semanas ocorreram uma série de eventos que impactaram o ritmo usual das atividades, como feriados e problemas no sistema do banco, resultando em um pequeno atraso no processamento dos pagamentos. No entanto, todos os valores já foram pagos e os beneficiários do aluguel social não correm risco de despejo”, garantiu a secretária da SASDH, Suellen Araújo.
O auxílio moradia é concedido por três meses, podendo ser prorrogado por até três anos, após avaliação da equipe técnica. Em geral, os pré-requisitos para a concessão do auxílio são desastres naturais, como enchentes ou desabamentos, vulnerabilidade social temporária, ou residir em locais de interesse social de órgão público.
Com a conclusão dos pagamentos, a Prefeitura garante a estabilidade financeira e a segurança habitacional das famílias beneficiárias do aluguel social em Rio Branco. A iniciativa demonstra o compromisso do município em fornecer assistência adequada e apoio às pessoas que mais precisam, visando promover a inclusão social e a melhoria das condições de vida na comunidade.