Sucesso total! 15° Circuito Junino realizado pela prefeitura de Rio Branco termina com muita premiação

Matutos na Roça é a grande campeã do 15º Circuito Junino de 2023 (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB) e Liga das Quadrilhas, promoveu durante os dias 15, 16, 17 e 18 de junho o 15º Circuito Junino. O evento reuniu este ano sete quadrilhas que se apresentaram no Quadrilhódromo, no estacionamento da Arena da Floresta.

As juninas Sassaricano na Roça, Explode Coração, Malucos na Roça, CL na Roça, Matutos na Roça, Assanhados na Roça e a Junina Pega Pega, animaram o público que compareceu em massa para torcer por sua quadrilha.

Elaine Rodrigues veio de Caruaru (Pernambuco), terra do maior e melhor São João do mundo como eles dizem. Ela fez parte dos jurados e disse que o Acre não deve nada em se tratando de festas Juninas.

“É um prazer estar aqui vivendo esse momento para agregar a cultura do Acre. O São João do Acre não deve nada nem a Caruaru que é o maior São João do mundo.”

A junina vencedora vai representar o Acre no arraial Brasil que irá ocorrer nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília, além de levar um cheque no valor de 8.000.00 e mais 5 mil de participação no evento. A prefeitura investiu mais de 600 mil reais no Circuito Junino 2023. O diretor presidente da FGB Anderson Nascimento disse que o resultado do circuito deste ano foi positivo e acima do esperado.

“O resultado foi esse recorde de público, recorde de premiação. A nossa economia solidária vendeu bastante. Venderam tudo. Teve gente que fechou mais cedo e isso é resultado de um trabalho de parceria, de diálogo e quem ganha é a cidade de Rio Branco.”

As quadrilhas que encerraram o Circuito este ano foram a Malucos na Roça e a Sassaricano na Roça que levantaram o público com suas apresentações.

O resultado do 15º Circuito Junino ficou assim:

• 7º lugar: CL na Roça
  • 6º lugar: Explode Coração
  • 5º lugar: Assanhados na Roça
  • 4º lugar:  Sassaricano na Roça
  • 3º lugar: Malucos na Roça
  • 2º lugar: Pega Pega
  • 1º lugar: Matutos na Roça

O coordenador da Junina vencedora falou da importância dessa conquista.

“É uma importância muito grande porque a gente vem batalhando desde janeiro com ensaio. Passamos por alagamentos, com muita dificuldade e não é fácil manter o grupo e fazer o São João. Hoje, de cinco edições, nós somos os únicos que têm sete títulos.”

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom que ficou na festa até o final, entregou a premiação para a junina vencedora e falou do apoio que a prefeitura vem fazendo na cultura da capital.

“A cada ano o Circuito Junino fica mais forte e melhor. Eu estou feliz que a gente pode, pela Prefeitura de Rio Branco, fazer um trabalho que nunca tinha sido feito. Colocar o dinheiro que a gente colocou mesmo com a alagação.”